Pesquisar este blog

06 julho 2017

Suas Crianças tem Boas Maneiras à Mesa?

    Etiqueta à Mesa
  1. As crianças não devem provocar umas às outras. 
  2. Ninguém deve interromper rudemente quem está falando.
  3. Não monopolize a conversa com seus interesses. 
  4. Não explore a boa vontade da mãe ou da empregada com exigencias sem fim nem transforme a refeição numa ocasião de ser o centro das atenções criando dificuldades, fazendo bagunça, etc. Antes procure se interessar pelos demais. Converse com os outros, pergunte pelos interesses dos demais, sirva a bebida do outro se for o caso. 
  5. Se você é criança e seus pais convidaram amigos para jantar em casa não corra para ocupar seu lugar habitual na mesa. Espere que seus pais indiquem onde você vai se sentar. 
  6. Uma criança de sete anos pode segurar os talheres e comer corretamente à mesa. 
  7. Nas refeições caseiras e cotidianas as crianças devem estar bem apresentados, sem caras de sono, descabelados, ou desgrenhados. Os pais devem dar exemplo de como se apresentar à mesa. Deste modo os filhos aprendem em casa os diferentes "momentos" da vida em sociedade. Há hora para brincar dando vazão aos seus interesses e há hora para participar do grupo. Exigir boas maneiras e apresentação à mesa faz com que as crianças aprendam a respeita e valorizar a vida em família. De preferência, ensine seu filho a se apresentar, já no café da manhã o mais "pronto" possível: dentes escovados, banho tomado, oração feita, cama arrumada e vestido como se deve. 
Não receie exigir um pouco mais de boas maneiras dos seus filhos à mesa. A "preguicinha" consentida vai se tornando aos poucos um hábito e depois se torna impossível portar-se bem à mesa. E quando eles crescerem e estiverem convivendo na vida profissional e na vida em sociedade essa falta de boas maneiras à mesa pode ser um ponto muito negativo em uma avaliação profissional ou social. Um ponto importante para lembrar sempre aos filhos sobre todas essas atividades corriqueiras: nas coisas simples não podemos ser medíocres.

Postagens mais visitadas