Pesquisar este blog

03 julho 2017

Boas Maneiras, o Trabalho e a Mentira

"Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno. (São Mateus, 5, 37)


Nunca fale mentira, Nunca. São muitos os males da mentira. Mas a mentira na prestação de serviço, a mentira no trabalho, deforma toda a sociedade. O que você acha que perpetua a exclusão e a corrupção no Brasil?

As mentiras no trabalho enroscam o trabalho com a mediocridade. E essas mentiras emporcalham toda a sociedade. São mentiras no trabalho:
  1. É esse não acusar, assumir e corrigir o que está errado no trabalho. 
  2. É esse enrolar que faz quatro horas do trabalho brasileiro render o mesmo que uma hora do trabalho alemão. 
  3. É esse não querer aprender para não ter que estudar, bastando fingir que sabe. 
  4. É esse fingir importância por causa da aparência, mas não ter valor real. 
  5. É não falar a verdade para a autoridade para ela não se aborrecer. 
  6. É esse usar de mentira cotidiana para ir levando sem fazer esforço ou para ganhar alguma vantagem. 
E assim fingimos que fazemos, que aprendemos, que supervisionamos e quando vamos ver estamos acreditando em ideologias de botequim e com inflação e sem seguridade social, etc, porque simplesmente não podemos ouvir que nossos professores são péssimos, nossos alunos não são aplicados, o restaurante está imundo e uma propina mantém a fiscalização longe, que os políticos em ternos elegantes são ladrões e não excelências, que não sabemos o que deveríamos saber, que não lemos, que não nos atualizamos, etc. Vivemos de expedientes como desculpas, enrolações, adulações e projeções por aparência para passar pelo que não somos.

É preciso amar radicalmente a verdade e crescer em categoria humana pela forma como trabalhamos cotidianamente.

Uma sociedade mais justa e civilizada presupõe que os serviços prestados, os negócios, funcionam com muita excelência. E essa excelência vem do que NÓS colocamos de próprio, de nosso,  no trabalho que fazemos. Quando mentimos no trabalho degrimos à nós mesmos, ao nosso trabalho e à sociedade em que vivemos. Temos que entender que o que fazemos cotidianamente molda o que somos, o nosso trabalho e a nossa sociedade.

Quando um atendente, simples, de pouca escolaridade, realizando um trabalho rotineiro mente, ele se torna um simplório, põe-se como pouco qualificado  até para realizar um trabalho simples. Já se essa mesma pessoa simples acrescenta,  ao serviço que presta, suas qualidades pessoais entre elas a verdade tudo se eleva: ela, seu trabalho, a empresa e a nossa sociedade.

Todos sabem que o outro está mentindo. Quando o gerente do seu banco diz que ligou para você, mas não conseguiu falar e você sabe que isso é mentira, naturalmente perdemos a confiança no que ele vai dizer.

Ou o vemos como um simples rapazote sem expressão ou importância. Naturalmente outros clientes e chefes também o perceberão assim e como à uma mentira se seguem outras e outros erros - o mal não combatido não para de crescer - vamos evitá-lo ou o manter na nossa consideração, como, no mínimo, pessoa sem importância. As pessoas que mentem não tem palavra. Esse gerente não fez o que disse que ia fazer e certamente terá desculpas para não ter cumprido com sua palavra. Isto tornasse um hábito e logo quem ele é realmente. Por isso a palavra de quem mente não tem valor e como a palavra de uma pessoa é ela mesma, o mentiroso não tem valor. 

Por isso não minta nunca. Jamais minta para denegrir os outros. Não diga que limpou quando não limpou. Que fez o que não fez. Não dê desculpas também para justificar seus erros ou omissões. Assuma, isso também é amar a verdade.

Também o cliente do banco não deve mentir. quer para se fazer de vítima e conseguir qualquer vantagem, quer para eximir-se de suas responsabilidades. Um mentiroso endossando outro mentiroso cria uma realidade corrompida. Diga simplesmente que não tinha dinheiro para pagar no dia se pode conseguir  a dispensa da multa. E se não puder, pague a multa, assuma que foi você que não pagou no prazo correto.

Enfim, como diz a bíblia que o que você diga seja ou sim ou não, o mais vem do maligno.


Postagens mais visitadas