27 julho 2017

Boas Maneiras no Avião


Atitudes Pessoais Básicas de Boas Maneiras ao Viajar de Avião

  1. Lembre-se viajar leve, com o mínimo de bagagem é melhor. 
  2. Quando arrumar suas malas para viajar faça um lista de itens que precisa ter a mão e verifique se trouxe tudo. Esta e outras providências práticas que preparam bem uma viagem podem evitar muito estres. Por exemplo, leve sempre consigo uma bala, lenços de papel, água, seu livro, ou um biscoito e qualquer outro item que o faça se sentir preparado para a viagem. 
  3. Verifique bem a passagem, o horário, o voo se está tudo certo. E conheça as regras de embarque sobre carregar líquidos e objetos cortantes. 
  4. Respeite o espaço dos outros. 
  5. Entre e saia eficientemente sem empatar a fila atrás de você. Tenha os documentos à mão e coopere com o desembarque. 
  6. Cumprimente seu colega de lugar e fique por aí.
  7. Mantenha o tom de voz sempre baixo. As conversas devem ser feitas num tom quase de cochicho. Se falar alto vai atrapalhar o sono de alguém e ser desagradável para os outros passageiros. Evite conversas sobre assuntos íntimos e críticas entre familiares como reclamações de marido à esposa e vice-versa ou crítica e repreensões gratuitas por impaciência com as crianças, etc. Mantenha as conversas num mínimo. Algumas pessoas por medo de avião se tornam especialmente falantes e alteradas, contenham-se. O avião não é lugar de longas e efusivas confraternizações nem de acertos de contas de desavenças passadas. Lembre-se de ser cortês com todos e desligue o seu criticador automático.  
  8. Não insista em fazer amizades durante o voo. A outra pessoa pode ter planejado dormir durante o voo para poder fazer face a uma grande carga de atividades no lugar de destino ou talvez queira preparar algum trabalho durante o voo. Ou talvez simplesmente não esteja a fim de conversar. Se a pessoa responder ao seu amigável cumprimento com uma resposta simples perceba a dica e não insista. E lembre-se, mesmo que você e seu novo amigo estejam desfrutando da conversa iniciada amigavelmente no avião, talvez seus vizinhos de assento estejam sendo perturbados por ela. 
  9. Não se incline sobre a outra pessoa para olhar pela janela. 
  10. Evite monopolizar o corredor. 
  11. Não demore no uso do banheiro. Deixe o banheiro limpo, sem vestígios de sua passagem pelo banheiro. Lembre-se de levantar-se em tempos convenientes e não a toda hora por simples voluntarismo.  
  12. Seja considerado com os outros passageiros quando sair do avião, dê a vez, sorria e preste auxílio se for o caso. E resista ao impulso de sair na frente dos outros a qualquer preço. Colabore sempre com as regras e as instruções dadas e procure sair com eficiência para não atrasar as escalas. 
  13. Antes de sair do avião recolha toda a sujeira que deixou. Não deixe detritos no fundo dos assentos, na coberta, entre os travesseiros como restos de biscoitos e pedaços de plásticos. Deixe-o tão limpo quanto o encontrou. Isto ajuda a manter os voos na hora. 
  14. Carregue sempre lenços de papel para o caso de espirrar, o que não deve jamais ser feito sem lenço para evitar que num ambiente já tão fechado se espalhem germes, 
  15. Sempre preste atenção às instruções das atendentes sobre o uso ou não de head phones, celulares, cintos de segurança na decolagem e na aterrissagem e outras instruções. Não faça a vida da aeromoça mais cansativa insistindo em usar seu aplicativo eletrônico durante decolagens e pousos, colabore. E lembre-se de tratar bem todas as coisas: não quebre os aparelhos de ouvido, não jogue no chão travesseiros, não pisa nas cobertas, abra tudo que for usar com cuidado, etc. E claro, trate bem os atendentes do atendimento e do avião, eles não são seus empregados pessoas e se forem amáveis não é motivo que você abuse deles. 
  16. Não invada o espaço do seu vizinho, seja considerado e isso se aplica também ao ambiente: sons, cheiros, conversas indesejadas, humores descontrolados, etc. mantenha-os trancados. Ao tirar os sapatos tenha certeza de que não estão com mau cheiro. 
  17. Não reclame nem critique como conversa social. Se não tiver outro assunto, prefira ficar calado. No avião e na vida. 
  18. Sorria e seja cordial, todos hoje em dia estão matando um leão por dia ou no mínimo estão apertados e cansados do voo. 
  19. Não espalhe-se: nem às cobertas, nem suas coisas, nem seus humores e tampouco a comida que deve ser mantida na bandeja em que foi servida. Cuidado para ao abrir bebidas, biscoitos, iogurtes, não sujar tudo em volta inclusive seu vizinho de poltrona. 
  20. Saia do avião de modo eficientemente, mas sempre com cortesia. Por exemplo, avise que quer passar e não vá simplesmente passando entre as pessoas, ajude uma senhora a tirar uma mala pesada do bagageiro, etc. 

Filmes, Som e Cia

  1. Tenha seu próprio material de leitura e distração e não se debruce nem peça o dos outros. Isto é invasivo e pouco educado. 
  2. Quando assistir a um filme no seu DVD player lembre-se que as pessoas em volta de você também veem o que você esta assistindo e por isso evite filmes com cena de violência, vulgaridades e nudez porque crianças ou pessoas mais educadas podem se sentir incomodadas com seu gosto. Existem dispositivos para ver de modo mais reservado, mas quem quer ver o que não presta, não é? 
  3. Quando o filme começar pergunte ao passageiro ao lado se prefere que feche a janela para evitar que a luz atrapalhe a projeção. Responda gentilmente. 
  4. Cuidado quando ler jornais ou laptops para seus cotovelos não incomodarem quem está ao lado. 
  5. Use headphones sempre, ter que ouvir a música dos outros é muito irritante. 
  6. Mesmo usando head phones a música será ouvida pelos seus vizinhos, de modo que coloca-la num nível ainda mais baixo é importante. 
  7. Será preciso passar pelo detector de metais, por isso coloque tudo de metal inclusive o cinto se a fivela de metal for muito grande na mala. Depois pegue os seus pertences rapidamente para colaborar com o andamento da fila de embarque. 
  8. Conheça as regras de segurança sobre itens que podem ser levados na bagagem para não ficar retido na checagem. 
  9. Se tomar remédio para dormir prefira a poltrona da janela para que as pessoas ao quererem sair dos seus lugares não tenham que passar por cima de você ou acordá-lo para sair. 

Não Incomode os outros no Avião

  1. Não leve alimentos de cheiro forte para o avião, o cheiro pode ficar nos cabelos e no ar por toda a viagem. 
  2. Esteja sempre limpo e sem odores fortes quando viajar como perfumes, cheiros de formol no cabelo, falta de banho ou desodorantes, etc. 
  3. Pegue só o que precisa, não desperdice nem abuse. Se não precisa descer a cadeira toda, não desça. Às vezes só uma pequena inclinação é suficiente para descansar, afinal é uma poltrona e não um leito. 
  4. Carregue sempre a mala a frente de você e não nos ombros para evitar que acerte a cabeça de quem já está sentado. 
  5. Coloque sua mala no seu lugar e somente depois que as portas de fecharem é que você poderá ver se há espaço sobrando para colocar o resto das suas malas nos compartimentos. Não use o espaço dos seus vizinhos de assento. Se precisar mover a mala de outra pessoa para encaixar a sua pergunte primeiro. 
  6. Se você está viajando sozinho e uma família poderia sentar toda junta, aceite mudar de lugar. 
  7. Não tem nada mais chato do que ser monopolizado por uma pessoa carente, assustada, metida a simpática, ditador de regra. De preferência fique na sua. Não tenha receio de, com gentileza, informar ao seu tagarela que está cansado. 
  8. Não incomode nem ignore a necessidade dos outros: 
  9. Não fique em frente da projeção do filme. 
  10. Não incomodem os atendentes monopolizando-os com falsas necessidades nem obstruindo a passagem deles pelo corredor do avião. Lembre-se de que ofender ou dificultar o trabalho dos atendentes de avião pode enquadrar você em leis equivalentes àquelas que conhecemos com relação ao funcionário público e ao policial de ofensa à autoridade e equivalentes. 
  11. Se sujar alguém peça desculpas e ofereça-se para pagar a lavanderia. 
  12. Contenham-se de expansões de carinho e sexualidade porque são totalmente inapropriados. 
  13. Avise ao comissário de bordo que você tem uma conexão a fazer porque ele pode coloca-lo perto da porta. 
  14. Verifique bem ao sair para não esquecer nada no avião. 
  15. Ao esperar o desembarque de parentes e amigos no portão de desembarque não obstrua a saída dos passageiros. 
  16. Não ignore as instruções da equipe de bordo, seja cooperativo. Coloque o assento no lugar quando instruído, aperte os cintos e só os solte quando instruído, existe um tempo para as refeições não o alongue, não faça exigências por puro pedantismo caipira, etc. 
  17. Chegue com antecedência ao aeroporto, faça o seu check in e relaxe até a hora de embarcar. 
  18. Não acorde seu vizinho se ele dormir quando chegarem, deixe isso para o comissário de bordo. 
  19. Verifique se pegou a mala certa antes de sair do aeroporto. O ideal é personalizar a sua mala com um detalhe especial, um pequeno adesivo, uma fita. 

Boas Maneiras e a Bagagem no Avião

  1. Quando entrar no avião e estiver procurando o seu lugar entre os passageiros leve a sua mala à frente para não incomodar quem já está sentado esbarrando a sua mala. 
  2. Use o espaço para bagagem acima da sua poltrona e não o que está em frente. É falta de educação usar o espaço de bagagem dos outros. Não coloque a mala no chão para sair rapidamente do avião, use o compartimento disponibilizado para isso. Essas atitudes podem atrasar a decolagem porque os outros passageiros precisam esperar que você tire sua mala do caminho ou será preciso procurar um espaço para a mala dos outros já que você ocupou o espaço deles. 
  3. Mantenha suas coisas próximas a você: coloque sua bolsa e jaqueta perto de você. Não deixe que suas coisas corram para baixo da poltrona dos outros. 
  4. Se você tem muitas malas ou coisas pesadas, espere que a maior parte das pessoas tenha saído para que o seu transbordo não interrompa a saída das pessoas. Ajude e peça ajuda para descer bagagens para agilizar o desembarque de todos. Para quem vai fazer conexões é prudente escolher o voo com antecedência para pegar os primeiros lugares e poder sair primeiro. 
  5. Tome cuidado ao tirar as malas dos compartimentos acima das poltronas para que não caiam sobre alguém. 
  6. Lembre-se de colocar uma fita ou adesivo ou detalhe que facilite a identificação de sua mala, mantenha uma distância do carrossel de malas para facilitar que quem já viu a sua mala a alcance e se aproxime do carrossel de malas quando divisar a sua bagagem. 
  7. Sente no seu lugar até que as portas se fechem e só depois vendo os lugares vagos, troque de lugar, mas somente se realmente precisar. 
  8. Não carregue excessiva bagagem nem malas grandes porque os espaços nas aeronaves estão cada vez menores.

Boas Maneiras e o Comportamento nos Assentos de Avião

  1. Não chute nem fique a toda hora pegando no assento da frente. Para andar pela aeronave faça como os comissários e apoie-se nos compartimentos de bagagem acima das poltronas. 
  2. Sempre que reclinamos a cadeira no avião tiramos espaço de quem está atrás de nós. Seja gentil e avise que vai baixar, espere que todos se instalem para fazer isso.
  3. Não recline sua cadeira assim que se sentar. Mantenha a posição da cadeira na vertical até que seja comunicado que já se pode reclinar as cadeiras. 
  4. Quando baixar sua cadeira faça isso devagar e olhe, alguém pode estar se sentando ainda ou de cabeça baixa ou com um copo na mão. Talvez possa perguntar se pode abaixar a cadeira.
  5. Levante a cadeira para posição vertical na hora de comer ou beber. 
  6. Mantenha a cadeira na vertical até que a comida tenha sido retirada. 
  7. Se a pessoa atrás de você for muito grande ou tiver uma criança de colo, considere a possibilidade de não baixar a cadeira durante o voo, especialmente se for uma viagem rápida. Talvez você fique mais confortável com a cadeira reclinada, mas sempre será à custa dos outros. Pense nisto. 
  8. Se para você é muito importante reclinar a poltrona escolha um lugar em que reclinar a poltrona seja possível sem incomodar ninguém que está atrás. 
  9. Se gosta de reclinar não escolha os assentos mais próximos do corredor, mas os que ficam no canto, assim caso alguém da sua fila tenha que sair você não incomodará o passageiro de trás toda hora subindo e descendo sua poltrona. 
  10. Não utilize o plugin de outros assentos, use o seu. 
  11. E para se levantar não segure na cadeira da frente, mas nos apoios de braços laterais. Tocar a todo instante a poltrona da frente pode incomodar muito. 
  12. Coloque o seu casaco na sua cadeira e não no lugar de bagagens porque ele ocupa muito espaço. 
  13. Não tenha receio de pedir para que a pessoa da frente suba um pouco a cadeira, mas se a pessoa for grossa e não atender, é melhor encerrar a conversa. 
  14. Tente não monopolizar os descansos de braço se a pessoa perto de você é mais idosa ou tem menos espaço. 
  15. Se o espaço for muito apertado entre as poltronas, peça gentilmente para passar de modo que os outros tenham tempo de se levantar para você passar, jamais saia sobre as pessoas empurrando ou abrindo passagem a força. 

Boas Maneiras e as Crianças no Avião 

  1. Fique de olho nas crianças para que não incomodem os outros nem com brigas, pulos, gritos ou se dirigindo a quem está dormindo, lendo. Talvez seja difícil controlar as crianças num voo se elas não tem o hábito de se comportar bem nos diferentes lugares da vida em sociedade, mas ouvir a reclamação de passageiros incomodados pode ser bem mais desagradável. Faça tudo para entreter e ocupar seus filhos de modo que não incomodem os outros. Leve livros, jogos, algumas guloseimas e dê-lhes muita atenção para evitar que incomodem os outros. 
  2. Troque as fraldas no lugar apropriado. 
  3. Ande com as crianças pelo corredor para distraí-las se for o caso, mas evitando que perturbem os outros. Mas ande no corredor só se for necessário. Ensine-as a falar baixo. O aleitamento materno no peito deve ser feito de modo a não expor sua privacidade aos olhares curiosos. 
  4. Não deixe que as crianças fiquem se impondo aos passageiros insistindo com conversas, querendo atenção ou jogos. 
  5. Bebês sentem a pressão da decolagem e do pouso de modo diferente e podem chorar. O ato de mamar pode melhorar a sensação no ouvido. 
  6. Quando uma criança estiver incomodando, fale com os pais dela ao invés de com as crianças, mas não repreenda o filho dos outros, afinal, a culpa do mau comportamento deles é dos pais.

Situações Difíceis no Avião

  1. Se outro passageiro for indelicado e não atender alguma solicitação sua, não se envolva em maiores discussões. Chame a comissária e se for o caso o comandante para resolver a situação. Não tenha receio de fazer isso. 
  2. Um drinque ou dois é aceitável, mas perder o controle e fazer cenas ou ser inconveniente é muito desagradável. 
  3. Não se alcoolize, não brigue, não force descidas de emergência, não discrimine nem condene pessoas com atitudes de racismo, esnobação, arrogância. Tudo fica pior num espaço pequeno compartilhado.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "