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05 julho 2017

Boas Maneiras e Virtudes No Trabalho

  1. A convivência é mais agradável quando existe cortesia e ajuda mútua e devemos sempre realizar estes pequenos serviços que ajudam os outros no trabalho como servir um café, colaborar com o trabalho dos outros, ceder a vez num elevador, ou no estacionamento, etc.
  2. Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, cumprimentando a todos, utilizando um vocabulário adequado, pedindo as coisas amavelmente, evitar envolver-se com a vida privada dos demais, com críticas e as murmurações, (se não houver nada positivo para dizer é melhor não dizer nada).
  3. Na verdade existe uma série de hábitos que são chaves para desenvolver nossa capacidade de nos relacionarmos com quem trabalhamos como:
  4. Saber trabalhar em equipe. 
  5. Contar mais com o que os outros podem contribuir ou nos trazer. 
  6. Aprender a discordar construtivamente sem aborrecer-se e sem enfrentamentos ou desdém pela opinião alheia. Na verdade há mais educação em aceitar uma opinião tola do que em dar uma opinião válida. É preciso lembrar que as pessoas são diferentes e estão em diversos níveis de experiência e conhecimento e é preciso acolher a todos como são para se tirar um bom proveito da união de todos.
  7. Saber conjugar exigência com cordialidade. Ou seja, a pessoa educada sabe mandar sem humilhar e obedecer sem se sentir humilhado.
  8. Evitar a resistência gratuita às pessoas em comando. Obedecer é uma maneira de cooperar.
  9. Estamos no trabalha para trabalhar e não para namorar, projetar-se, curar-se de carências, "tomar uma grana", encostar-se, fugir do trabalho com pequenas vigarices, enrolar, competir, aparecer, etc. 
  10. Devem-se evitar  a necessidade de elitizar-se em relação aos outros, a adulação, o desinteresse por tudo e todos fazendo apenas o que lhe convém, etc. 
  11. Somos sempre gente lidando com gente e por isso não acredite nessas reduções utilitaristas e simplificadoras que brutalizam o atendimento. Faça o que é melhor, o que atende à dignidade humana.
  12. Saber compartilhar momentos informais sem exceder-se em bebidas, confissões de intimidade, maledicências, etc.
  13. Evitar, nos ambientes de trabalho, os exibicionismos como roupas justas ou a ostentação de marcas e riquezas. 
  14. Evitar o flerte com pessoas do sexo oposto principalmente se são casadas, as roupas e os modos provocativos, bem como as "brincadeiras" que insinuam malícias. Se sofrer uma dessas piadinhas não se cale e corte a liberdade. Não tenha receio de queixar-se por assédio moral ou sexual.
  15. Não exponha defeitos e problemas dos outros, nem use idéias e termos vulgares ou que falam mal de temas caros, aos outros, como religião, família, valores morais, etc. 
  16. Não tenha tanta certeza que suas piadas, modos alegres são sempre convenientes. 
  17. Controle os temperamentos muito explosivos, o estar reclamando de tudo ou criticando tudo. 
  18. No trabalho deve imperar a relação profissional e a atenção cordial no trato comum. E isso não se confunde com intimidade, toques no corpo, carícias ou familiaridades que são muitas vezes indício claro de uma predisposição menos ou mais consciente para a vulgaridade. Não se deixe intimidar por pessoas que exigem esse tipo de familiaridade. Você escolhe por quem pode ser tocado ou como quer ser tratado. Não deixe de "engraçadinhos" lhe intimidem com gozações por um modo mais sério de ser. Eles serão os primeiros a falar mal de você pelas suas costas quando der liberdade a eles.
  19. Não aceite e não faça " conquista de escritório". As pessoas mais velhas e de maior cargo ou experiência tem obrigação de não estimular a fantasia de jovens apaixonadas ou pilantras que querem ascender financeiramente através de relacionamentos. É preciso entender, falar francamente e não incentivar ou tirar vantagem de "deslumbres" de pessoas mais fracas. Evitar sempre o desenvolvimento da ilusão não aceitando "almoços" para conversar, etc.
  20. Nunca se envolva tanto com seu trabalho que não possa evoluir em seus conhecimentos profissionais. Continue aprendendo.

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