Pesquisar este blog

02 julho 2017

Boas Maneiras e a "Perua"

Facilmente reconhecemos uma pessoa pouco educada pelo seu "deslumbre" que a leva a não ter critério de escolha nem profundidade em suas razões de escolha. Isso caracteriza uma pessoa pouco educada.  

Como toda "perua": quer todos os colares, todas as modas, todos os trejeitos porque acredita que se se parecer com uma "madame", terá valor. Na verdade não tem ideia própria e por isso segue o que vem de fora, mas nossos critérios de escolha devem vir do nosso interior.

Pela mesma falta de conteúdo para escolher ora vai com este grupo, ora com aquele. Ora joga tudo na lama ora exalta tudo. Ora é crente, ora evangélica, e quando convém católica. Não tem nada contra ser espírita e jogar as cartas, nem é contra ou a favor deste ou daquele.

A parcimônia, economia, cautela, prudência, modéstia, simplicidade, sobriedade, temperança, cuidado com o que é próprio é "caretice" para a perua.

A pessoa educada dá valor ao que tem, cultiva o que precisa, não faz gastos desnecessários, sabe o que quer e portanto não é levada a consumos desnecessários. Aprecia tudo com simplicidade, até uma certa inocência porque não é preciso experimentar de tudo para se ter valor. Agradece a Deus o que tem e por isso não é aflita pelo que os outros tem, pelo que a propaganda diz que precisa ter.

Assim mais facilmente ela cuida das próprias finanças sem descontrole, do meio ambiente, de comprar bem o que precisa sem endividamentos inúteis. Também sua casa é simples e bem cuidada.

Então um dos outros segredinhos da pessoa verdadeiramente educada e de boas maneiras é ter esta qualidade de modéstia, de parcimônia que evita os excessos, que a faz apreciar o que é simples, que a levar a cuidar e amar o que é seu, a não desdenhar de si mesma e da sua família, a não ter excessos de consumismo, não gasta nada inutilmente.

Ela também tempera os modos, os excessos de humores, os destemperos e até suas aflições são comedidas. Ela não é fria ou indiferente, apenas se guia por valores maiores. Isto é ter boas maneiras.

Postagens mais visitadas