19 julho 2017

Boas Maneiras e o Guardanapo

  1. O guardanapo é levado aos lábios e não ao contrário. 
  2. Com o guardanapo só se devem limpar os dedos e os lábios, principalmente antes e depois de beber. Não se utiliza o guardanapo para secar pratos ou copos, limpar a mesa etc. 
  3. Não se "raspa" a boca com o guardanapo, mas se dão toques na boca para secar.
  4. Quanto maior a comida, maior o guardanapo. Quanto menor a comida, menor o guardanapo. Assim que o maior guardanapo é o do jantar e o menor do chá.
  5. Nunca use a toalha de mesa como guardanapo.
  6. Quando o guardanapo vem em porta-guardanapos individuais, tiramos as os porta-guardanapos e os colocamos à esquerda próximo ao garfo.
  7. Em refeições formais, devemos estender o guardanapo sobre os joelhos tão logo nos sentamos e não o abriremos totalmente antes conservamos uma dobra. Também não damos sacudidas no ar para abrir o guardanapo. (Veja vídeo aqui). Nas refeições formais os guardanapos costuma ser maiores e por isso se conserva uma dobra, mas em refeições informais como um chá, onde o guardanapo é menor, pode-se abri-lo todo para evitar que ele caia do nosso colo. Os homens mantém a dobra na direção deles e as mulheres mantém a parte aberta do guardanapo próximas de si mesmas. Assim as mulheres usarão a parte de dentro do guardanapo e as outras pessoas não verão as marcas de batom deixadas no guardanapo. Ou seja, a mulher usa o guardanapo levando à boca o lado de dentro da dobra, assim, ao levantá-lo a mancha de batom não fica visível.
  8. Nas refeições formais esperamos que a dona da casa apanhe o seu guardanapo para colocá-lo no colo para aí fazermos o mesmo. Isso vale para as refeições em casas religiosas ou de idosos a quem devemos respeito não sendo uma refeição especialmente formal. 
  9. Claro está que nas refeições de buffet abriremos nossos guardanapos quando começarmos a comer. Ou seja, poderemos nos sentar à mesa, conversar, tomar um drink e só depois nos servimos e assim abrimos o guardanapo só quando vamos começar a comer. 
  10. Jamais abrimos o guardanapo com sacudidelas, mas sempre de modo discreto. 
  11. Com o guardanapo só se devem limpar os dedos e os lábios, principalmente antes e depois de beber. 
  12. Não se utiliza o guardanapo para secar pratos ou copos, limpar a mesa etc. 
  13. Nunca use a toalha de mesa como guardanapo. 
  14. Após terminar a refeição deixe o guardanapo do lado esquerdo, mas sem dobra-lo. (Veja este vídeo). 
  15. Jamais prenda o guardanapo no cinto, no colar ou na blusa. 
  16. O guardanapo de coquetel é só para limpar a mão depois de pegar alguma coisa, não vai realmente no colo.
  17. Use o guardanapo frequentemente na refeição. Não se esqueça de limpar a boca antes de beber um líquido para evitar que caiam detritos. 
  18. Quando remover o anel do guardanapo coloque o anel no lado esquerdo acima dos garfos. 
  19. Ao terminarmos a refeição deixamos o guardanapo à direita sem dobra alguma, mas "escondemos" o que está sujo com discrição. Se não há pratos sobre a mesa o guardanapo pode ser deixado onde estavam os pratos. O guardanapo limpo é apresentado à esquerda, uma vez usado tem que estar à direita ou onde estava o prato se não houver nenhum. 
  20. Se depois da refeição o café for servido à mesa e não em outra sala, o guardanapo permanece no colo.
  21. De um modo geral: guardanapo de jantar 50cm2, almoço 40cm2, chá 30cm2, guardanapo de coquetel com 15cm2. Estas são médias, podem variar.
  22. O guardanapo fica à esquerda do garfo dobrado de forma simples e no centro do prato, voltado para o comensal se dobrado de forma decorativa.
  23. Há nem não recomende as argolas de lugar porque as consideraria sujas. Basta limpar. Segundo a história a nobreza teria mais empregados para lavar guardanapos a cada refeição e a classe média que a imitava, com menos ajuda usava a argola para conservar o guardanapo para um próximo uso.
Veja aqui os diferentes tamanhos de guardanapo - vídeo Veja os diferentes Tamanhos de Guardanapos - Clique na Imagem para Saber Mais
     Linho Rústico                                Porta-guardanapo Individual

    Aprenda a dobrar guardanapos para tornar sua mesa ainda mais bonita.



    Obrigado por compartilhar esta postagem. Siga-nos no Twitter
    "Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "