Pesquisar este blog

04 julho 2017

Boas Maneiras e a Hombridade: O que é ser Homem? 24a de 100 Dicas de Boas Maneiras para os Homens

Boas Maneiras

Hombridade. O que é ser homem? Ser homem é ser correto. Ponto. Não é preciso mais nada do que ser correto para se ser verdadeiramente homem. Mas vejamos em maior detalhe o que é ser correto no caso do homem.

Ser homem não é ser poderoso a qualquer custo, inclusive o da corrupção. Nem é, tampouco, experimentar tudo e todas, o que é descontrole, superficialidade e falta de critério. Não é ser forte, valentão e muito menos agressor de mulher, criança, idoso através das desculpas que dissimulam o egoísmo que bestializa.

homem
Ser homem não é seguir esses valores promovidos pelo consumo como a excessiva preocupação com a aparência, a comodidade, o consumo de produtos caros pelos quais se pretende distinção artificial e outras banalidades que afinal não serão capazes de dar sentido à vida, só à vaidade e à prepotência. Lembre-se quão patéticas parecem as jóias pelas quais o governador vendeu a sua alma e como elas parecem pouco frente à realidade de sua prisão e de todo mal que ele fez.

Ser homem é ser correto. Mas o que quer dizer ser correto quando se fala da hombridade do homem? Um pequeno trecho de uma oração da Missa de Natal de ontem à noite nos dá uma dica importante a respeito do que é ser homem realmente.

" ...da festa de hoje, na qual o céu e a terra trocam os seus dons, e dai-nos participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade." 

Ou seja, uma máquina para funcionar corretamente vai por um só caminho até um certo ponto e isso é o que se espera dela, isso é o correto para a máquina,

Mas no caso do homem ser correto é mais do que cumprir umas regras objetivas. Ser correto é ser semelhante a Cristo, é transcender o dado pelo amor, pela excelência. Desde que Deus viveu nossa humanidade somos convidados a viver sua divindade.

Então o homem que quiser ser homem de verdade precisa, está convidado, para ser homem, a ser divino. Isso significa viver na vida diária um sem número de esolhas sempre elegendo o melhor, o correto, mas um correto com um alcance divino.

No código de ética da ABAS, a OAB dos Eua, um ponto muito bonito é que todos os advogados estão convidados a viver sua atividade profissional de modo a crescer o alcance da Justiça no país. Ou seja, a prática de cada um pode estender ainda mais o que seja a justiça. Imagine se no Brasil cada professor buscasse não apenas um cargo público com estabilidade, mas crescer a Educação como um todo? Ou o médico, ao invés de se preocupar apenas em faturar se preocupasse em erradicar vários problemas de saúde do país etc. Ou um chefe de família que buscasse mais que consolações, comodidades e reconhecimentos infantis, mas se preocupasse em cooperar para além do provimento material?

Não são só os homens em cargos importantes os convidados a serem corretos! Todos os homens provarão sua hombridade pela correção e excelência de todos os seus atos.

Deus é o Sumo Bem, a Suma Beleza, a Suma Inteligência. Ao imitar Deus o homem se torna o melhor de si mesmo, se torna o correto de si mesmo. Um correto que ao se exceder para além do normativo, do material, pelo amor e por realizar o divino aqui e agora atesta a maior hombridade possível. Não há hombridade maior do que esta. Nenhuma materialidade pode dar objetivo mais elevado. 

20 Ações que Provam Hombridade na vida diária a Titulo de Exemplo

  1. Tenha a coragem de viver uma vida fiel a si mesmo, não a vida que os outros esperam de você.
  2. Nunca atribuir à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez. Ou seja, os roubos e as fraudes não são prova de inteligência e esperteza, mas de corrupção e desvio de caráter. 
  3. "Não há nada de nobre em ser superior ao seu semelhante; A verdadeira nobreza está em ser superior ao que você era." Ernest Hemingway
  4. Não pense que você é mais homem só por usar a intimidação, o grito ou a violência. Veja como comunica seus humores, seus modos são de Cristo? Homens arrogantes não constroem relações felizes e consequentemente não são felizes.
  5. Fale suave e calmamente com sua esposa. Nunca levante a voz para ela, nem a humilhe nem pense que ela é estúpida. Muito mais provavelmente é você que não está percebendo o que a mulher está tentando lhe dizer. O homem tem um cérebro direcionado e o da mulher é mais amplo. Só a presunção obtusa descarta o diferente como estupidez.
  6. Valorize o que tem. Não compare sua esposa com outras mulheres. Nem suas condições materias, família, etc. Considere o que tem a missão que Deus lhe deu e a santifique com o exemplo de sua hombridade. Você vai chegar muito mais longe do que imagina com Deus.
  7. Nunca exponha a fraqueza de sua esposa para a sua família ou amigos. 
  8. Não corra para seus amigos sempre que tiver problemas em família. Os problemas são melhor resolvidos entre você e sua mulher.
  9. Cumpra bem e eficazmente com todas as suas responsabilidades como homem ... não deixe tudo para sua mulher fazer. Vocês são sócios na aventura da família e ela não é a sua mãe ou a sua empregada e muito menos um entretenimento sexual à gosto pelo qual você espera obter consolações por suas dificuldades no trabalho e fraquezas pessoais.
  10. Nunca culpe sua esposa se ela não der conta de todo o trabalho da casa de modo exemplar todos os dias. Acredite ela tem muito trabalho cuidando da casa e ajudando-o a criar as crianças.
  11. Não gaste dinheiro em bebidas, amigos e família alargada. A esposa e filhos são a sua primeira responsabilidade.
  12. O sexo também é importante para as mulheres. O prazer da sua esposa deve ser considerado antes do seu porque os ritmos são diferentes e um é meio de chegar ao outro.
  13. Nunca compare sua esposa com suas ex-namoradas. E lembre-se se você as amava tanto, por que não casou com elas, ao invés de com sua esposa? E não use outras mulheres para provocar ciúmes e obter atenção da sua mulher. Manipular pessoas com objetivos mesquinhos é baixeza e desrespeitção humano. As outras pessoas percebem essas manipulações e não tem nada mais patético que um velho senil tentar provocar o ciúme da esposa mais jovem por dar atenção a estranhas. É um insulto para quem recebe esse tipo de atenção. Além do insulto esse tipo de malícia pode tornar a amiga vítima do desprezo da jovem esposa e outros males. Poucas coisas são mais ridículas que essas tentativas de manipulação humana, que são sempre falta de caráter, e que estão repletas dessa malícia da decrepitude senil, da falsidade de intenção e de desrespeito humano.
  14. Nunca diminua sua esposa nem a desafie ou desqualifique na frente das crianças. Se você fizer isso suas crianças que estão vendo seu modo de tratar a esposa vão se achar no direito de também não obedecer e respeitar a própria mãe.
  15. Sempre que puder elogie, agradeça e incentive sua esposa. Você será o primeiro a colher os bons frutos de uma esposa valorizada e de um lar alegre.
  16. Dê tempo à sua mulher. Ela também é sua amiga e quer compartilhar as próprias ideias com você e ouvir as suas. Nunca esteja ocupado demais para sua esposa. Nem a evite, nem aos seus filhos simplesmente para não ter seus voluntarismos contrariados. Deixar de assistir ao noticiário para ajudar um filho com um dever de casa enquanto a mãe prepara a janta é mais importante que aumentar o egoísmo de pensar em seus próprios interesses. Acredite, sua esposa também poderia estar pendente dos próprios interesses. Seja um bom lider dando exemplo do que é correto fazer, ou seja, seja homem e faça o que deve mesmo que custe.
  17. Um homem que reza é um marido melhor. Ore sempre por sua esposa e família. Não deixe as orações só para sua esposa.
  18. Trate sua esposa como uma rainha. Comprar seus presentes, levá-la de compras e de vez em quando, cozinhar para ela. Quando elevamos nossas esposas é à nós mesmos que elevamos, afinal uma rainha é sempre casada com um rei. E já uma estúpida inútil é casada com uma besta, um idiota, um cavalo, etc.
  19. Não esqueça suas datas de aniversário. Casamento, noivado, a primeira vez que você beijaram. Essas datas significam muito para as mulheres e são meios simples e seguros de confirmar laços.
  20. Sua mãe não deve ter a palavra final em seu casamento. Você casou com sua esposa, não com sua mãe. Deixe-a falar lá na casa dela.
Quer melhorar ainda mais? Leia este livro


Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas