Pesquisar este blog

12 julho 2017

Boas Maneiras do Anfitrião - Deveres

  1. Como anfitriã você deve estar posicionada à entrada da sala para receber junto com seu marido ou co-anfitrião os convidados à medida que vão chegando. Quando no salão já estiverem 30% dos convidados você ou seu co-anfitrião vão para o salão. Depois de um tempo de talvez 30minutos ou um pouco mais já não é preciso ficar esperando os convidados à porta de entrada.
  2. Para anunciar que o jantar está servido, a anfitrião localiza o convidado de honra e anuncia que o jantar está servido entrando com ele no salão enquanto acena para que todos entrem. Neste caso o anfitrião é o último a entrar. Caso seja uma mulher a convidada de honra, o anfitrião entrará com a convidada de honra e a anfitriã será a última a entrar no salão de jantar ajudando a fazer com que todos os demais convidados se dirijam para o salão de refeições.
  3. Como anfitrião, você deve providenciar para que todos tenham seus drinques, conversa com todos procurando coloca-los à vontade e anima as conversas, evitando isolamentos ou monopólios de conversas, quebrando assuntos desagradáveis e conduzindo a conversa para um novo rumo, etc.
  4. O anfitrião tem um papel ativo em integrar as pessoas e em garantir o cumprimento da "agenda" da festa. É preciso, portanto, apresentar o máximo de pessoas possíveis umas às outras no período de apresentação considerado inicial da festa, porque isso ajuda a "esquentar a festa". 
  5. Filhas que já passaram dos 15 anos ficam por uma hora com a mãe na porta ajudando-a a receber os convidados. 
  6. Um bom anfitrião não se envolve com os detalhes da cozinha a ponto de descuidar dos convidados. 
  7. Para nos aproximarmos da nossa mesa, no restaurante, devemos seguir o maitre que lidera os convidados sendo que o anfitrião deve seguir os convidados. Se o maître não liderar o grupo, o anfitrião deve guiar. 
  8. Se os seus convidados são todos vegetarianos você vai querer que eles aproveitem bem sua festa e por isso fará um cardápio adequado. Mas se eles não são a maioria dos seus convidados, você não precisa mudar o todo o seu cardápio. Tenha alguns pratos apropriados para ter certeza de que eles não sairão com fome da sua mesa. 
  9. Chegar atrasado já é uma indelicadeza, mas querer fazer disso assunto a que todos devem que prestar atenção é descortesia. Seja discreto e apresente suas desculpas à anfitriã que não se levanta apenas diz algo como “- Não se incomode sei que você preferia que nós começássemos”. Se for uma retardatária o anfitrião se ergue e a cumprimenta e a leva ao seu lugar e puxa a cadeira para ela.
  10. Quando há mais de oito convidados à mesa, uma vez que três o quatro tenham sido servidos você pode sugerir que eles comecem a comer antes que a comida esfrie. Abaixo dessa quantidade de pessoas espera-se que todos se sirvam para se começar a comer.
  11. Se apenas um convidado repetiu, você como anfitriã,  se não tiver ainda comida no prato, serve-se de um pouquinho mais para acompanhar o convidado que ainda está comendo. 
  12. Se você nota que alguém não está comendo um dos pratos servidos, não o constranja com perguntas e oferecimentos de outros pratos.
  13. Após a refeição convide as pessoas para um café  na sala de estar e no caminho pergunte se alguém quer ir ao banheiro indicando o caminho.
  14. A título de referência pode-se começar a ir embora cerca de 40 minutos após terem saído da sala de jantar. Não abuse ficando até mais tarde. Não ofereça mais bebida como forma de indicar que o jantar já se encerrou para aqueles retardatários que não vão embora.
  15. Se alguém abusou da bebida deve-se impedir que dirija.
  16. Num jantar de cerimônia, o dono da casa apresenta o cavalheiro à senhora que ele irá conduzir à mesa e também, se possível, a que se vai sentar ao seu lado. Caso esta apresentação seja omitida, as pessoas que se sentam lado a lado em banquete se apresentam mutuamente, sendo perfeitamente correto quando a mulher toma a iniciativa, dirigindo-se, em primeiro lugar à pessoa ao seu lado. Note-se que propor uma conversa social a quem não se conhece nessas circunstâncias é cortesia formal, portanto, não presuma como cantada o que é vulgaridade. 
  17. Como se sabe, cabe à anfitriã servir o chá para os convidados, deixando os acompanhamentos para que os convidados se sirvam.
  18. O garçom ou a anfitrião devem cortar a primeira fatia de qualquer bolo ou pudim para facilitar o corte do doce que de outro modo poderia se quebrar inapropriadamente.
  19. Cabe sempre ao anfitrião preparar e servir as bebidas, jamais a anfitriã. 
  20. Em um jantar formal o anfitrião não deixa a mesa senão ao final da refeição.

Sugestão de Leitura - Clique na imagem para saber o preço.
icon
icon

Postagens mais visitadas