Pesquisar este blog

12 julho 2017

Boas Maneiras: Detalhes de Etiqueta à Mesa

  1. Os queijos devem ser apresentados com pelo menos uma fatia cortada e nunca inteiros e muito menos embalados.
  2. Após o café seguem-se licores, conhaque e água mineral. Deve-se deixar passar pelo menos uma hora antes de se começar a servir bebidas.
  3. A mesa não deve ficar cheia de garrafas. A garrafa de vinho deve ser servida pelo anfitrião ou pelo garçom dando-se a volta em torno da mesa servindo-se cada copo com cuidado. Depois a garrafa deve ser depositada numa mesa ao lado, até que volte a ser servida.  Só por alguns momentos a garrafa pode ficar em cima da mesa da refeição.
  4. Após as refeições, café e chás são servidos individualmente, correndo-se a bandeja com as xícaras em uma sala contígua à da refeição. Se a refeição não é solene se pode servir o cafezinho à mesa da refeição.
  5. É possível repetir pratos e bebidas, mas nas mesas formais não se repete a sobremesa. Só se pode repetir se a anfitriã o fizer ou sugerir que a repitam.
  6. Antes de se servir a sobremesa se retira da mesa tudo que não será mais necessário e que foi utilizado para a parte salgada da refeição: talheres de servir não utilizados, pratos de pão e salada, saleiros, molheiras, travessas, copos não utilizados e pratos da comida de sal. Permanecem os copos para o vinho que acompanhará a sobremesa. 
  7. Não se coloca o prato de sobremesa sobre o suplait. Ele também sai antes de ser servida a sobremesa. 

Postagens mais visitadas