Pesquisar este blog

06 julho 2017

10 dicas Boas Maneiras Restaurantes.

    Boas Maneiras
  1. Para nos aproximarmos da nossa mesa no restaurante devemos seguir o maitre que lidera os convidados sendo que o anfitrião deve seguir os convidados. Se o maitre não liderar o grupo, o anfitrião deve guiar. Devemos evitar essa agitação e correria para escolher o lugar e ir logo sentando ou nos servindo. Colaborar com o garçon, respeitar a hierarquia, acompanhar a todos nas mesmas fases do almoço como escolher lugares, pratos, etc. é prova de educação porque é prova de que compartilhamos o momento com os outros e não apenas egoísticamente procuramos ser servidos, procuramos o nosso interesse.
  2. Quando precisar fazer reserva num restaurante ligue com um ou dois dias de antecedência. Prefira ligar no horário comercial do restaurante para falar com o encarregado das reservas. Não esqueça de confirmar a reserva no dia do almoço.
  3. Quando a comida é servida de uma bandeja coloque a porção em um prato. Jamais direto na boca e muito menos limpe os dedos sujos por servir-se diretamente da bandeja, na roupa, na toalha e não lamba os dedos. Se forem salgadinhos servidos num coquetel pegue-os com o guardanapo que deve ser oferecido simultaneamente.
  4. Para mostrar que você está pronto para pedir, feche seu menu e coloque-o sobre a mesa.
  5. Se você derrubar um utensílio no restaurante, jamais pegue-o você mesmo. Prefira chamar o garçom e diga que precisa de um novo. 
  6. Faça uma coisa de cada vez na mesa. Se você quiser saborear o seu vinho, temporariamente descansar seu garfo ou faca no prato. Jamais use o celular à mesa nem o coloque como um ente que pode baixar, ou tocar a qualquer momento.
  7. Ao segurar um utensílio, descansar sua outra mão em seu colo. Quando não está segurando qualquer utensílio, ambas as mãos permanecem no colo. Mantenha suas mãos longe do cabelo sempre.
  8. Quando for servido um prato que contém várias camadas pegue um pedaço completo inclusive com o enfeite. Não destrua a decoração da bandeja ao servir-se por ficar escolhendo, fuçando com o garfo ou ignorando partes do prato.
  9. Não gesticule nem com a faca, nem com o garfo, nem com o guardanapo, menu, copo ou celular nas mãos, muito menos para chamar o garçom.
  10. Toda vez que a refeição for servida com uma sequência de vários pratos, não é necessário aceitar ou agradecer verbalmente. Mas no caso de recusar um prato a recusa com educação, ou seja com um  " - Não, obrigado." é necessária. Não dê explicações de porque não quer mais e o anfitrião e os demais convidados não devem insistir para que aquela pessoa coma mais. Não se sabe se está caindo mal a comida e qualquer insistência é sempre um constrangimento. 
    Veja mais dicas de boa maneiras nos restaurantes aqui.

Postagens mais visitadas