"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "

Boas Maneiras: 10 Características do Jovem Bem Educado

De modo ideal, a educação recebida em casa e com o apoio da escola, deveria preparar os jovens para que, ao entrarem na vida em sociedade, por volta da maioridade, estivessem em condições de lidar com a maior parte das exigências profissionais e sociais.

10 Características do Jovem Bem Educado são:

    Boas Maneiras do Jovem
  1. Sempre cumprimentar as pessoas mais velhas ou de nível hierárquico superior. Um jovem que sempre saúda pais, mães, tias, avós, professores, com deferência, demonstra além de boas maneiras, categoria humana.
  2. Um jovem bem educado sempre cede o seu lugar às  pessoas mais velhas e mulheres grávidas nos transportes públicos. Sem exceção.
  3. Um jovem bem educado está sempre limpo: de banho tomado, bem penteado e bem vestido e com roupas sem manchas, rasgos e com bainhas por fazer. Quando um jovem recebe boa educação em casa não é arrastado por modismos radicais. A contestação juvenil expressa em radicalidades é na maior parte das vezes, falta de formação humana  e de referências claras para bem viver e relacionar-se na vida em sociedade. Na verdade, o jovem bem educado demonstra a sua energia jovial por obras, porque ao ser bem educado ele desenvolve bem os seus interesses e vai aprendendo as expressá-los naquela direção que o realizará plenamente ao longo da vida. A educação em família é mais do que informação,  é formação pelo amor. E obras é que são amores.
  4. Um jovem bem educado sabe o mínimo de boas maneiras ao entrar na vida em sociedade como comer com educação utilizando bem os talheres, escutando sem interromper os outros enquanto estão falando, etc.  
  5. Um jovem bem educado se interessa pelos demais e por problemas sociais e ou humanitários e não só por seus próprios interesses.
  6. Um jovem bem educado tem metas de vida que incluem não só a vida profissional e o ganhar dinheiro, mas também metas de realização pessoal e aquelas para uma maior interferência na vida em sociedade, como ações humanitárias ou políticas.
  7. O jovem bem educado sabe que a profissão é o esteio pelo qual ele desenvolverá a sua personalidade e suas habilidades específicas e por isso não quer emprego público apenas para se dar bem, nem aposta em maracutais de qualquer tipo, antes quer realizar algo significativo e bem feito. O jovem bem educado quer ser excelente, referência, bom técnico.
  8. Um jovem bem educado tem valores e honra. E por isso não se deixa levar pelos complexos nem pelo mal.
  9. Um jovem bem educado trata bem o sexo oposto por que sabe que somos todos pessoas e filhos do mesmo pai celestial e, portanto, não é lícito tratar as pessoas como coisas para desfrute próprio ou para provimento material ou de diversão.
  10. O jovem bem educado reza porque é de Deus que lhe vem o melhor dele mesmo, o auxílio divino e a melhor norma para se conduzir na vida.