Pesquisar este blog

29 junho 2017

Boas Maneiras: Ensine seu Filho a Arrumar e Limpar o Quarto

Dê armários apropriados para
que seu filho possa manter
seu quarto em ordem. (Clique na
imagem para ver o preço deste armário.)

Não espere que seu filho saiba o que é para fazer em casa. Ensine-o, com informações claras e objetivas como manter o quarto arrumado dando dicas como as abaixo enumeradas.

Não faça como esta mãe: ensine ao seu filho o o básico sobre como limpar o próprio quarto, seu banheiro e oportunamente vá acrescentando novas informações como pagar contas, economizar, burocracia mínima, leis, etc.





Por exemplo explique que para arrumar o seu quarto ele deve:

  1. Abra as persianas ou cortinas para arejar o quarto.
  2. Dobre e coloque no lugar as roupas limpas. Coloque no cesto de roupa suja o que for para lavar. Descarte o que está estragado e conserte imediatemente o que tem conserto. Jamais coloque roupa usada dentro do armário com as roupas limpas. Prefira dar um cabide para que as roupas em uso fiquem arejando. 
  3. Faça a cama. 
  4. Recolha tudo que está fora do lugar e coloque no lugar certo. Lembre-se no chão só os pés: dos móveis, nossos etc. Quando esta tarefa de colocar em ordem for muito grande, faça por etapas criando caixas para agrupar itens semelhantes. 
  5. Doe ou jogue fora o que não usa mais. É mais fácil manter arrumado se não há excessos de objetos inúteis.
  6. Limpe e arrume toda a confusão sobre os móveis, prateleiras e do armário. Tendo ele mesmo que arrumar, mais facilmente vai aprender a colocar e manter seus objetos no lugar.
  7. Lave e limpre com produtos apropriados as diferentes superfícies do quarto.
  8. Tire a poeira e aspire os tapetes e o piso. Ou varra e passe pano no chão. 
  9. Esvazie a lixeirinha do quarto.
  10. Dê ao seu filhos soluções de armanezamento como: seu próprio cesto de roupa suja para o quarto dele, mesa de trabalho, lixeira, caixas para guardar material escolar, brinquedos e lembranças, etc. Ajude-o a manter o armário organizado colocando gaveteiros plásticos e divisórias úteis. 

Postagens mais visitadas