"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "

Boas Maneiras do Anfitrião - Deveres

  1. Como anfitriã você deve estar posicionada à entrada da sala para receber junto com seu marido ou co-anfitrião os convidados à medida que vão chegando. Quando no salão já estiverem 30% dos convidados você ou seu co-anfitrião vão para o salão. Depois de um tempo de talvez 30minutos ou um pouco mais já não é preciso ficar esperando os convidados à porta de entrada.
  2. Para anunciar que o jantar está servido, a anfitrião localiza o convidado de honra e anuncia que o jantar está servido entrando com ele no salão enquanto acena para que todos entrem. Neste caso o anfitrião é o último a entrar. Caso seja uma mulher a convidada de honra, o anfitrião entrará com a convidada de honra e a anfitriã será a última a entrar no salão de jantar ajudando a fazer com que todos os demais convidados se dirijam para o salão de refeições.
  3. Como anfitrião, você deve providenciar para que todos tenham seus drinques, conversa com todos procurando coloca-los à vontade e anima as conversas, evitando isolamentos ou monopólios de conversas, quebrando assuntos desagradáveis e conduzindo a conversa para um novo rumo, etc.
  4. O anfitrião tem um papel ativo em integrar as pessoas e em garantir o cumprimento da "agenda" da festa. É preciso, portanto, apresentar o máximo de pessoas possíveis umas às outras no período de apresentação considerado inicial da festa, porque isso ajuda a "esquentar a festa". 
  5. Filhas que já passaram dos 15 anos ficam por uma hora com a mãe na porta ajudando-a a receber os convidados. 
  6. Um bom anfitrião não se envolve com os detalhes da cozinha a ponto de descuidar dos convidados. 
  7. Para nos aproximarmos da nossa mesa, no restaurante, devemos seguir o maitre que lidera os convidados sendo que o anfitrião deve seguir os convidados. Se o maître não liderar o grupo, o anfitrião deve guiar. 
  8. Se os seus convidados são todos vegetarianos você vai querer que eles aproveitem bem sua festa e por isso fará um cardápio adequado. Mas se eles não são a maioria dos seus convidados, você não precisa mudar o todo o seu cardápio. Tenha alguns pratos apropriados para ter certeza de que eles não sairão com fome da sua mesa. 
  9. Chegar atrasado já é uma indelicadeza, mas querer fazer disso assunto a que todos devem que prestar atenção é descortesia. Seja discreto e apresente suas desculpas à anfitriã que não se levanta apenas diz algo como “- Não se incomode sei que você preferia que nós começássemos”. Se for uma retardatária o anfitrião se ergue e a cumprimenta e a leva ao seu lugar e puxa a cadeira para ela.
  10. Quando há mais de oito convidados à mesa, uma vez que três o quatro tenham sido servidos você pode sugerir que eles comecem a comer antes que a comida esfrie. Abaixo dessa quantidade de pessoas espera-se que todos se sirvam para se começar a comer.
  11. Se apenas um convidado repetiu, você como anfitriã,  se não tiver ainda comida no prato, serve-se de um pouquinho mais para acompanhar o convidado que ainda está comendo. 
  12. Se você nota que alguém não está comendo um dos pratos servidos, não o constranja com perguntas e oferecimentos de outros pratos.
  13. Após a refeição convide as pessoas para um café  na sala de estar e no caminho pergunte se alguém quer ir ao banheiro indicando o caminho.
  14. A título de referência pode-se começar a ir embora cerca de 40 minutos após terem saído da sala de jantar. Não abuse ficando até mais tarde. Não ofereça mais bebida como forma de indicar que o jantar já se encerrou para aqueles retardatários que não vão embora.
  15. Se alguém abusou da bebida deve-se impedir que dirija.
  16. Num jantar de cerimônia, o dono da casa apresenta o cavalheiro à senhora que ele irá conduzir à mesa e também, se possível, a que se vai sentar ao seu lado. Caso esta apresentação seja omitida, as pessoas que se sentam lado a lado em banquete se apresentam mutuamente, sendo perfeitamente correto quando a mulher toma a iniciativa, dirigindo-se, em primeiro lugar à pessoa ao seu lado. Note-se que propor uma conversa social a quem não se conhece nessas circunstâncias é cortesia formal, portanto, não presuma como cantada o que é vulgaridade. 

Sugestão de Leitura - Clique na imagem para saber o preço.
icon
icon