Pesquisar este blog

28 junho 2017

Boas Maneiras e os nossos Falecidos e Antepassados

Nós somos a razão dos nossos antepassados terem existido e trabalhado tanto. É uma descortesia sem par esquecê-los, não tributar-lhes honra e não rezar por eles.

 A Caridade em Termos de  Boas Maneiras na morte exige portanto que:


  1. Devemos ir aos enterros e Missas de Sétimo Dia a que estamos obrigados, sem desculpas. Nelas comparecemos bem vestidos, em atitude de respeito e piedade e cumprimentamos os parentes enlutados no enterro e após a Missa de 7 Dia, a menos que a família informe que não haverá cumprimentos.
  2. Confome o grau de proximidade com a família enlutada devemos visitá-la dentro dos próximos 15 dias. Se estiver longe não deixe de enviar cartões de condolências ou coroas de flores se for possível. 
  3. Quando uma pessoa morre, na verdade ela nasce para Deus e então o dia do seu falecimento é um aniversário. Portanto devemos mandar celebrar Missa no dia do falecimento do nosso ente querido todos os anos. Também podemos celebrar Missa pelos nossos falecidos no dia de finados e no dia do seu aniversário na terra ou datas especiais. 
  4. Para ajudá-los no céu podemos mandar celebrar Missa mensais por um ano ou por cinco anos ou por toda a nossa vida conforme o grau de proximidade com o falecido.
  5. Devemos manter viva a memória dos falecidos junto às novas gerações. Os nossos falecidos devem ser lembrados para as novas gerações pelo simples fato de serem nossos antepassados. Jamais os lembre pela "utilidade" que tiveram: " - Nos deram tudo.", "- Me salvou naquele problema.". A pessoa de boas maneiras tributa honra aos falecidos independente da "utilidade" que tiveram em nossa vida. Assim como os vivos devem respeitar a todos porque todos contém o Ser, do mesmo modo todos os falecidos devem ser honrados.
  6. Devemos manter nossos mausoléus limpos e bem cuidados. E devemos visitá-los e participar das Missas que aí ocorram de modo piedoso.
  7. Seria bom conservar a árvore genealógica da família, retratos na casa bem emoldurados e histórias da família. 
Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas