Podem Ajudar?

Por favor, assinem esta petição pela volta da autenticação bancária direto no Documento e não com aquela guia Amarela que desbota com o tempo.

Valores Básicos por Trás das Boas Maneiras

A pessoa educada tem bons valores. Não existe uma pessoa realmente educada que não tenha bons valores. Nossas maneiras refletem aquilo em que acreditamos, aquilo pelo qual nos pautamos. Por isso para termos boas maneiras é preciso adotarmos bons valores.

Valores Básicos por Trás das Boas Maneiras:

  1. Dizemos que uma pessoa tem boas maneiras se os seus valores morais não variam conforme o ambiente, conforme a ocasião ou o grupo. 
  2. Dizemos que uma pessoa tem boas maneiras se o seu amor, se a sua fidelidade no amor não variam ao sabor de interesses menores ou momentâneos. 
  3. A pessoa de boas maneiras tem como valor fundamental o respeito a tudo e a todos porque tudo contém o SER.  E por isto ela naturalmente age respeitando tudo: desde uma mesa que não é lugar para se sentar até evitar a poluição ambiental e tudo que possa denegrir a dignidade da vida humana.   
  4. A pessoa educada é capaz de controlar suas emoções e, não é guiado por elas de forma impulsiva. 
  5. Sua forma educada de ser vale em todos os ambientes e não apenas socialmente. Ou seja, com nossos irmãos, pais, e vizinhos somos igualmente educados àquelas situações formais em que a educação nos é cobrada como o trabalho por exemplo. 
  6. Devemos facilitar a vida do próximo, consolar os aflitos, não criar problemas de convivência, prestar pequenos serviços quando se ofereçam como nosso princípio básico de comportamento social.
  7. Ser cortês é a primeira manifestação da caridade, forma maior do amor. Por isso devemos tratar todos bem: o chefe, o subordinado mais humilde e nossos pares. Quem conhece suas limitações e qualidades está certo do seu valor e do valor dos outros e por isso não se sente inferiorizado ao lado de quem quer que lhe seja superior hierarquicamente. Do mesmo modo a pessoa educada não tem motivos para sentir-se superior a quem quer que seja pelo motivo que seja.
  8. Temos que fazer sempre o bem e, parte de fazer o bem, é fazer o que temos que fazer cotidianamente, muito bem feito. Há pessoas que só fazem bem o seu trabalho por dinheiro ou por exigência do chefe. A pessoa educada faz tudo bem feito sempre, independente dos estímulos, por índole, por que é da sua natureza o trabalho bem feito. O trabalho bem feito a tornará melhor. 
  9. Pontualidade, ser atencioso e acurado são qualidades importantes no trato com os outros.
  10. Uma pessoa educada e fina tem qualidades reais e não apenas parecer tê-las, ou presume tê-las.
  11. Uma pessoa educada e fina é diligente. Faz prontamente o que importa fazer sem reduzir tudo a questão de “estar a fim ou não estar a fim”. E isto porque os adiamentos enfraquecem o que REALMENTE seremos capazes de fazer. E a diligencia começa nas coisas simples, cotidianas, como acordar, tomar banho, etc. Nas coisas simples não ser medíocre é a regra. Sua cama, tarefas, etc. são sempre feitas da melhor maneiras possível. 
  12. Uma pessoa educada e fina não é deslumbrada. O que acontece quando a fruição é maior que a qualidade que se possui. 
  13. Uma pessoa educada e fina não é tão auto-suficiente que não precise dos outros. Amar é também receber amor. 
  14. Uma pessoa educada procura não luzir mais que os outros e evita o desejo de ser o centro das atenções. 
  15. Uma pessoa educada e fina não é íntima demais, confiada demais, falante demais. Ou engraçada, ou espaçosa ou tímida demais. 
  16. Uma pessoa educada e fina não se move por má intenção, como querer parecer rico, espirituoso, etc. Dizem que a vida é conhecer e conhecer-se. Isto é o desenvolve o seu ser para sua atuação na vida em sociedade.
  17. A altivez é sempre grosseria. A simplicidade é cortesia. 
  18. Uma pessoa educada e fina procura o bem: quer ter qualidades pessoais, família, saúde, um trabalho nobre, etc.  
  19. Uma pessoa educada e fina é dirigida por seus valores e não pela opinião alheia.

Arquivo do blog