Pesquisar este blog

08 maio 2017

Elegância e Boas Maneiras à Mesa

  1. Se for o caso, não espere para lhe pedirem: auxilie a colocação da mesa sem fazer disso uma grande coisa.
  2. Ficar olhando o celular durante às refeições é procurar-se à si mesmo e é ignorar os demais o que é suprema descortesia.
  3. Não critique o serviço como assunto à mesa. Se houver motivo de queixa faça isso discretamente e com a pessoa encarregada e sem interesse em "aparecer" ou "denunciar" o erro dos outros.
  4. Não demonstre impaciência com a demora do atendimento, nem faça esse o assunto da mesa. Ao contrário, prefira dirimir o mal estar.
  5. Não estrague o encontro do qual a comida deve ser o aspecto secundário comparado com o momento de encontro entre almas. Evite comparar a comida ou o restaurante com eventos melhores. 
  6. Não deixe que seus filhos pequenos monopolizem com suas necessidades a atenção de todos que estão à mesa. Isso só os ensinará a ser mais egoístas e centrados em si mesmos achando equivocadamente que todos devem servi-los ou dar-lhes atenção intensiva. Além do que os pais também serão mal vistos e evitados em outros eventos. 
  7. Sim, é possível que crianças sejam educadas à mesa, isso só depende do que eles pratiquem em casa. 
  8. Só a simplicidade é elegância. Mas simplicidade não é pobreza, nem autorização para relaxamento ou descompostura. Por isso não meta o garfo no prato dos outros, não beba do copo dos outros, não faça brincadeiras com o Ketchup, o sal e outros objetos à mesa, não meta comida na boca dos outros, etc.
  9. Seja generoso: pague para os seus amigos alguma coisa de vez em quando e não conte tostão na hora de idir a conta. Devem-se fazer contas certas sempre e depois se fazem as gentilezas. Assim se sabe o verdadeiro tamanho da cortesia e se pode retribuir depois. 
  10. Jamais se esqueça de retribuir uma gentileza e com largueza. É possível combinar que encontros frequentes cada um pague o seu, mas não faça disso um escudo avarento sempre anunciado. A avareza e o seu oposto o abuso da boa vontade alheia estragam qualquer encontro à mesa.
  11. Quem avisa amigo é: não deixe de avisar ao amigo ao lado que ele ficou com um caroço de feijão no dente, mas faça isso de modo discreto e nada de transformar estas situações em assunto de piadas e gozações. Manter a classe sempre. 
  12. Porque as bolsas podem atrapalhar a acomodação das pessoas numa reunião em casa, a dona de casa deve indicar um local, de acesso fácil para esses pertences. Em restaurantes conserve sua bolsa perto de você, no colo, ao alcance da mão porque há ladrões em todos os lugares. Se levar aquele porta bolsa, não chame atenção para o seu uso e muito menos fale de roubos principalmente se ninguém mais trouxe um porta-bolsas como você.
  13. Se você é criança e seus pais convidaram amigos para jantar em casa não corra para ocupar seu lugar habitual na mesa. Espere que seus pais indiquem onde você vai se sentar. 


Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas