Podem Ajudar?

Por favor, assinem esta petição pela volta da autenticação bancária direto no Documento e não com aquela guia Amarela que desbota com o tempo.

Boas Maneiras: Tempo à Mesa

Se a refeição é uma comunhão entre pessoas é natural que as boas maneiras nos levem a realmente ver os outros em todos esses pequenos detalhes à mesa, inclusive o nosso "timming".
  1. Não demonstre impaciência enquanto espera a comida.
  2. Em uma festa muito grande, podemos começar a comer quando ambos os lados da mesa já foram servidos.
  3. Devemos evitar essa agitação e correria para escolher o nosso lugar  à mesa e ir logo nos sentando ou nos servindo. A pessoa de boas maneiras espera que todos estejam em volta da mesa e assim as preferências de companhia, lugar, hierarquia sejam indicadas e respeitadas. Portanto, não vá logo se sentando: ao ser convidado para comer fora espere até que lhe digam qual é o seu lugar ou que se chegue a um consenso onde quem vai sentar-se aonde. Nada de ir ocupando logo um lugar da mesa. Ser educado à mesa requer essa demonstração de delicadeza de se estar acompanhando os outros e não apenas se servindo para encher o estômago.
  4. Quando na casa de outras pessoas sempre esperamos que a dona da casa se sente primeiro antes de nos sentarmos à mesa. Isso não vale só para festas e visitas na casa de amigos, mas para restaurantes, clubes, pousadas em férias, retiros, etc.  
  5. Outro aspecto importante do nosso tempo à mesa é ser cooperativo e seguir com o ritmo dos outros: respeitar a lentidão dos mais velhos, da espera por atendimento sem demonstrar impaciência, antes procurando conversar e colaborar para dar um bom tom ao encontro. A refeição se como junto, e por isso as boas maneiras pedem para que façamos companhia a todos por seguirmos mais ou menos juntos as mesmas fases da refeição: não encerrar nossa refeição rapidamente para apanhar o celular e ignorar os demais, não ficamos comendo de modo indefinido quando todos já acabaram, não pegamos a sobremesa quando ainda tem gente almoçando, etc.  
  6. Para mostrar que você está pronto para pedir, feche seu menu e coloque-o sobre a mesa.
  7. Faça uma coisa de cada vez à mesa: se você quiser saborear o seu vinho, temporariamente descanse o seu garfo ou faca no prato. 
  8. Os coquetéis antes dos jantares não devem durar mais que uma hora.
  9. Não espere pelos retardatários para sentar os convidados à mesa, já houve um coquetel de pelo menos 40 minutos a uma hora.

Arquivo do blog