Podem Ajudar?

Por favor, assinem esta petição pela volta da autenticação bancária direto no Documento e não com aquela guia Amarela que desbota com o tempo.

Boas Maneiras: Modos nos Esportes

Cada esporte costuma ter suas próprias regras e expectativas de comportamento tanto do atleta como da platéia que assiste. Por isso, procure se informar das peculiaridades do esporte que vai participar ou assistir e desse modo cooperar com o espírito esportivo.

Boas Maneiras dos Atletas

  1. Em alguns jogos a platéia não deve fazer nenhum barulho ou manifestação que impeça a concentração do jogador ou a realização do jogo. 
  2. Sempre que alguém estiver jogando, inclusive nos jogos em casa,informais, procure não interromper ou incomodar de qualquer forma. Interromper inutilmente a concentração ou ignorar o grande esforço que está sendo feito no jogo é sempre descortesia. 
  3. O bom jogador, como parte da sua excelência como desportista,  tem boas maneiras mesmo sob pressão. Por isso não desabafa com palavrões, reclamações exageradas, agressões, etc. Isto é sempre prova de falta de controle e de capacidade esportiva. 
  4. Igualmente, a torcida não usa de reclamações ou palavrões. Como o nome diz, ela vem torcer, prestar apoio e deve ser positiva.
  5. Os melhores jogadores são aqueles que cumprimentam seus oponentes que os venceram. 
  6. Jamais devemos tripudiar sobre os vencidos. O vencedor que se auto-exalta após uma vitória ou desmerece o oponente é sempre muito mal educado. Alegrar-se com a vitória sim, usá-la para humilhar outros ou para procurar exaltar-se além do natural é mediocridade. 
  7. Pontualidade sempre: Todos envolvidos num esporte ou jogo, seja a platéia ou os desportistas devem ser pontuais. 
  8. A correção de um atleta deve ser total, ou sua vitória não tem mérito. Jogar corretamente pelas regras, sempre. Jamais roubar, enganar ou aceitar propina ou acordos ilícitos. Obs.: Não presuma que seu oponente não percebeu a sua fraude. Talvez ele não lhe diga nada na hora, mas ele sempre vai associar você à fraudes. 

Boas Maneiras dos Espectadores

  1. Prefira acomodar-se nas cadeiras antes do início da partida para não incomodar com sua entrada a visão de quem já está assistindo o jogo ou o próprio jogo se for o caso. 
  2. Não é obrigatório comer nos jogos. Essa necessidade de multiplicar as "alegrias de consumo" é baixaria. Basta o jogo, não condicione seus filhos a que os passeios incluam sempre crescente consumismo.
  3. De preferência não se levante a cada lance que quase foi um gol, por exemplo. As pessoas atrás de você agradecem. Não impeça a visão dos outros carregando filhos mais alto ou qualquer outra forma de incomodar a visão alheia. 
  4. Não fume. Nem em estádios nem em lugar algum. 
  5. Prefira usar um "earphone" com o seu radinho ao invés de tê-lo "cochichando" também para isso não incomodar quem está à sua volta.
  6. Vista-se de acordo com o local. Alguns esportes são mais informais como aqueles que acontecem em estádios ou na praia, mas mesmo nestes não se deve ir como quem vai limpar o sótão de casa. Alguns outros jogos acontecem em clubes, hotéis ou marinas e podem pedir uma roupa mais elegante. E se for um jogo em torneios como os Jogos Olímpicos, ou torneios Mundiais, será preciso se vestir melhor, mesmo em estádios. Também vista-se melhor em esportes quando estiver em outros países. Não compre totalmente a ideia da informalidade excessiva dos dias atuais pela qual se acredita que é possível ir de chinelos, bermudas e camisetas, com ou sem manga, a todos os lugares, especialmente se você não está em ótima forma e já tem mais de 18 anos. Em geral, esta vestimente é apropriada apenas ir e voltar da praia ou para lavar o carro e limpar a garagem. 
  7. De um modo geral não faça muito barulho, nem use palavrões ou agressões de qualquer tipo, isso é comportamento de animais, tudo que o esporte não é. 
Obrigado por compartilhar esta postagem.

Arquivo do blog