Pesquisar este blog

08 maio 2017

Boas Maneiras À Mesa: Dicas Básicas

  1. No restaurante não damos a mão a quem está comendo apenas os cumprimentamos com um aceno da cabeça e saudando-os com um sorriso.
  2. Não suje a toalha: jamais coloque detritos como ossos, espinhas, guardanapos sujos, caroços, diretamente sobre a toalha. Coloque-os num pratinho disponível para isso, ou no pratinho de pão, ou na beirada do seu prato. 
  3. Não incomode os outros com seus embrulhos ao passar ou ao se instalar. Se for preciso solicite um lugar onde possa deixar seus embrulhos em segurança. Libere um assento ocupado com seus embrulhos imediatamente ao perceber que alguém precisa sentar-se e não há outros lugares vagos.
  4. Não se colocam os cotovelos em cima da mesa. Nunca. 
  5. Não levante os cotovelos quando for cortar a carne com o garfo e a faca.
  6. Não faça barulho ao comer nem na boca ao mastigar nem na garganta com pigarros.
  7. Não abra a boca enquanto estiver mastigando.
  8. Não coloque outra garfada para dentro da boca quando esta ainda tem alimentos exibindo aos outros o seu processo de trituração.
  9. Não coma falando.
  10. Não encha demais a boca.
  11. Não se lê o jornal nem se vê televisão à mesa. Jamais. A boa conversa é o melhor tempero para qualquer refeição.
  12. Não se apresente mal humorado às refeições: mal humor, silêncios, desprezos e outras grosserias não se levam à mesa.
  13. Não se conversa sobre tragédias, histerias, fofocas, doenças, nojentezas e maledicências à mesa.
  14. Não expresse nenhuma preferência sobre a comida, como a preferência pela coxa do frango, se não lhe perguntaram.
  15. Não faça elogios sobre comidas semelhantes: se lhe serviram uma lasanha caseira, não diga que já comeu uma lasanha em Roma maravilhosa, nem que tem uma receita que leva tais e tais ingredientes mais caros, mais raros ou em maior quantidade. Isto é o mesmo que dar um indireta de que aquilo que estão lhe oferecendo poderia ser melhor e o que torna seu comentário uma grosseria.
  16. Não fique montando montanhas de comida no garfo.
  17. Não mistura os diversos alimentos no prato como quem está fazendo cimento para fixar azulejos.
  18. Não se deixa a mesa com comida na boca.
  19. Não se leva nada da mesa quando se levanta, como mais uma banana ou mais uma sobremesa.
  20. Em restaurantes servidos por garçons, quando mudamos de mesa ou do bar para a mesa em que vamos comer, é o garçom que leva a bebida que estávamos tomando no bar enquanto esperávamos a nossa mesa.
  21. Seja amável com quem está à sua volta: alcance sal, bebida, etc. 
  22. Não esteja como quem espera ser servido, participe da comunhão entre as pessoas que deve ser toda refeição.
  23. Esteja atento ao momento, ao que se celebra. Proponha brindes ao aniversariante, participe dos preparativos ou surpresas se for o caso e lembre-se que é sua obrigação contribuir para a reunião fluir bem. Ou seja, deve conversar de modo amigavel com todos, responder com interesse ao que lhe dizem, etc. 
  24. Além disso preste esses pequenos serviços de atenção, cortesia e galenteria sempre que possível: auxilie os idosos, ajude a arrumar na cadeira os embrulhos de quem está sobrecarregado, alcance o que for preciso como sal, etc. Você não está ali para comer, mas para partilhar, portanto dê atenção aos demais mais do que às guloseimas. 
  25. Seus gestos à mesa devem ser naturais e conscientes, jamais expansões descontroladas de humor, espreguiçamento e ruídos de toda sorte. 
  26. Lembre-se de que sua conversa deve ser algo delicioso ou apropriado de ser servido junto com a comida. 

Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas