Pesquisar este blog

25 maio 2017

Boas Maneiras: Etiqueta Para nos Servirmos do Queijo e os Talheres de Queijo - Você conhece?


Dicas de Etiqueta - Queijo

  1. Ao se servir de uma tábua de queijos, não corte o queijo eliminando a ponta, mas prefira sempre tirar fatias que vão do centro à borda do queijo. Ver esquema acima.
  2. Não deixe restos do seu corte de queijo na tábua, retire tudo deixando a travessa o menos alterada por mexidos e restos de sua passagem. A pessoa que se servirá em seguida deve encontrar tudo na melhor ordem possível. Prefira cortar o queijo num único movimento até o final do queijo ao invés de parar na metade quebrando o queijo.
  3. Coloque sempre uma faca apropriada para cada queijo e embutido a ser servido. Não colocar uma faca apropriada vai fazer com que a dificuldade de cortar os queijos desarrumem e misturem os queijos na travessa à medida que as pessoas vão se servindo.
  4. Ao se servir não utilize a mesma faca para vários queijos. Use a faca de cada queijo ou carne para se servir.
  5. Não pegue mais do que realmente pode comer. 
  6. Algumas pessoas ao verem queijos caros tiram quantidades que são um verdadeiro abuso. Aqueles queijos ali dispostos estão para servir TODAS as pessoas da festa, colabore servindo-se sem exageros. O que se deve ter em mente é que se quer servir um pedaço igual para todo mundo.
  7. Prefira deixar o queijo alcançar a temperatura ambiente antes de cortá-lo.
  8. Queijos muito cremosos prefira deixa-los em suas embalagens originais e oferecer um pouco num potinho retirado com uma colher.

Conhecendo os Talheres de Queijo

Veja aqui o kit completo
1 - Faca para cortar queijos de vários tipos e salames. Seus furos evitam que o
queijo grude muito na faca. Algumas tem elevações laterais ou serrilha para facilitar o corte dos queijos. Os dois dentinhos na ponta da faca são para pegar o pedaço de queijo cortado.

2 - Faca estreita para cortar queijos semi-firmes como Cheddar e Jack.
2

3 - Faca em formato de coração ( em alguns lugares chamada "cuore" que é coração em italiano) para cortar todos os tipos de queijos mais duros como o Parmesão e Cheddar envelhecido. A ponta serve para tirar pedaços irregulares do queijo. Alguns jogos vem com um cutelo para queijos mais duros como queijo suiço ou.


4 - Garfo para pegar os pedaços de queijo depois de cortados.

5 - Espátula (conhecida como "campana") para cortar queijos que facilmente se esfarelam ou seja meio duros.  Ideal Emmental, Asiagos, e Chedares envelhecidos.

6 - Faca que corta e espalha queijos cremosos.

7 - Ralador de Queijo para ser levado à mesa.

8 -  Cortador de Queijo em formato de pá, também chamada plaina de queijo: feita para tirar fatias muito finas de queijo o que o torna mais saboroso.





Veja diferentes tipos de conjuntos de facas de Queijo aqui.

Obrigado por compartilhar esta postagem.

Conheça diferentes tipos de queijo aqui.

Postagens mais visitadas