Pesquisar este blog

23 maio 2017

Boas Maneiras e o Lugar à Mesa

Boas Maneiras e o Cartão de Lugar

  1. O melhor posicionamento dos convidados na mesa de jantar pode significar o sucesso da festa. Com o auxílio do computador ou de papéis cortados ensaie muitas vezes quem senta ao lado de quem.
  2. Cartões do lugar identificam os lugares onde as pessoas irão se sentar. Eles são importantes para evitar a confusão entre quem senta aonde e uma anfitriã cuidadosa já pensou em sentar pessoas afins próximas. 
  3. Quando a festa é muito grande geralmente é colocado um aviso na entrada do salão com as mesas e a distribuição de convidados. Coopere e não reclame de seu lugar. 
  4. Quando o número de convidados é impar, essa lugar a mais é colocado em frente a um par de lugares para evitar que ele fique isolado.

Boas Maneiras e o Lugar à Mesa - Questões de Etiqueta

  1. Devemos evitar essa agitação e correria para escolher o nosso lugar  à mesa e ir logo nos sentando ou nos servindo. A pessoa de boas maneiras espera que todos estejam em volta da mesa e assim as preferências de companhia, lugar, hierarquia sejam indicadas e respeitadas. Portanto, não vá logo se sentando: ao ser convidado para comer fora espere até que lhe digam qual é o seu lugar ou que se chegue a um consenso onde quem vai sentar-se aonde. Nada de ir ocupando logo um lugar da mesa. Ser educado à mesa requer essa demonstração de delicadeza de se estar acompanhando os outros e não apenas se servindo para encher o estômago.
  2. Quando na casa de outras pessoas sempre esperamos que a dona da casa se sente primeiro antes de nos sentarmos à mesa. Isso não vale só para festas e visitas na casa de amigos, mas para restaurantes, clubes, pousadas em férias, retiros, etc.  
  3. Os lugares à direita do anfitrião e à direita da anfitriã são os lugares de honra da mesa. A segunda convidada mais importante senta-se à esquerda do anfitrião e o segundo convidado em importância senta-se à esquerda da anfitriã. 


Boas Maneiras e o nosso lugar à Mesa - Detalhe Interessante


Brasileiros não ligam muito para lugar à mesa. Mas na verdade é muito prático e ajuda a dar valor à reunião à mesa esses pequenos detalhes de formalidade como marcar um lugar para cada pessoa, já nas refeições em família. 

Quando uma criança pequena vê seu guardanapo com um ursinho marcando-lhe o seu lugar à mesa, mais facilmente ele vai compreendendo a importância da partilha à mesa e do respeito que se deve a todos. 

Isto não é rigorismo, nem exagero, mas marcar um lugar especial à mesa das pessoas é uma forma de valorização da pessoa. Meu pai sempre teve o seu lugar marcado com um bonito porta-guardanapo e nós em geral com um detalhe da nossa cor favorita. No caso de convidados pensar no melhor lugar para as pessoas sentarem é pensar sobre elas, com quem conversariam melhor o que também é valorizar as pessoas e seus interesses.

Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas