Podem Ajudar?

Por favor, assinem esta petição pela volta da autenticação bancária direto no Documento e não com aquela guia Amarela que desbota com o tempo.

Boas Maneiras e o Comportamento à Mesa: O que Não Fazer

  1. Não se colocam os cotovelos em cima da mesa. Nunca. 
  2. Não levante os cotovelos quando for cortar a carne com o garfo e a faca. 
  3. Não se lê o jornal nem se vê televisão à mesa. Jamais. A boa conversa é o melhor tempero para qualquer refeição.
  4. Não expresse nenhuma preferência sobre a comida, como a preferência pela coxa do frango, se não lhe perguntaram.
  5. Não faça elogios sobre comidas semelhantes: se lhe serviram uma lasanha caseira, não diga que já comeu uma lasanha em Roma maravilhosa, nem que tem uma receita que leva tais e tais ingredientes mais caros, mais raros ou em maior quantidade. Isto é o mesmo que dar uma indireta de que aquilo que estão lhe oferecendo poderia ser melhor e o que torna seu comentário uma grosseria.
  6. Não esteja como quem espera ser servido, participe da comunhão entre as pessoas que deve ser toda refeição.
  7. Não faça barulho ao comer nem na boca ao mastigar nem na garganta com pigarros. Seus gestos à mesa devem ser naturais e conscientes, jamais expansões descontroladas de humor, espreguiçamento e ruídos de toda sorte. 
  8. Não abra a boca enquanto estiver mastigando.
  9. Não coloque outra garfada para dentro da boca quando esta ainda tem alimentos exibindo aos outros o seu processo de trituração.
  10. Não coma falando.
  11. Não encha demais a boca.
  12. Não fique montando montanhas de comida no garfo.
  13. Não mistura os diversos alimentos no prato como quem está fazendo cimento para fixar azulejos.
  14. Não se deixa a mesa com comida na boca.
  15. Não se leva nada da mesa quando se levanta, como mais uma banana ou mais uma sobremesa.
  16. Devemos evitar essa agitação e correria para escolher o nosso lugar  à mesa e ir logo nos sentando ou nos servindo. A pessoa de boas maneiras espera que todos estejam em volta da mesa e assim as preferências de companhia, lugar, hierarquia sejam indicadas e respeitadas. Portanto, não vá logo se sentando: ao ser convidado para comer fora espere até que lhe digam qual é o seu lugar ou que se chegue a um consenso onde quem vai sentar-se aonde. Nada de ir ocupando logo um lugar da mesa. Ser educado à mesa requer essa demonstração de delicadeza de se estar acompanhando os outros e não apenas se servindo para encher o estômago.

Arquivo do blog