Pesquisar este blog

28 maio 2017

Boas Maneiras e a Conversa à Mesa

  1. Não se conversa sobre tragédias, histerias, fofocas, doenças, assuntos nojentos, vulgaridades e maledicências à mesa, em hipótese alguma.
  2. Lembre-se de que sua conversa deve ser algo delicioso ou apropriado de ser servido junto com a comida. 
  3. Não monopolize a conversa à mesa com seus interesses. Ensine seus filhos a também não querer monopolizar as atenções, mas antes conhecer, aprender e ouvir a todos.
  4. Quando estivermos à mesa, ninguém deve interromper abrupta ou rudemente quem está falando. Se precisarmos sair devemos esperar quem está falado acabar e, em seguida explicar o motivo da nossa necessidade de sair, sem fazer disso grande coisa. Se for urgente, é possível interromper, mas o que as boas maneiras insistem aqui é que é obrigação de TODOS manter a todo custo, o bom clima do encontro à mesa, sem incomodá-lo com "vontades de aparecer", "espírito de contradição", inveja ou qualquer desses descontroles que estragam a comunhão das almas.
  5. Não se deve conversar tão alto num restaurante que chame a atenção das outras mesas. Devemos respeitar o momento dos outros não incomodando-os com conversas em tom de voz alta, brincadeiras e gargalhadas de nossa mesa, nem com reclamações exageradas. 
  6. Não interrrompa uma conversa. Se for muito necessário interromper peça licença e justifique sua urgência, não sua opção de interromper que essa não tem desculpa. ( “ – Desculpe interromper, mas vou ter que sair porque meu avião sai daqui a pouco. O contrário seria “ – Desculpe interromper, interrompendo, mas eu acho...”).
  7. Dê sua atenção a quem está próximo de você. Não queira conversar com pessoas de outras mesas ou de uma conversa que está ocorrendo na outra extremidade da mesa que lhe exija elevar o tom de voz demasiado. 
  8. Quando conversar faça-o em tom moderado, sem exclamações exageradas.
  9. Elogie os pratos especialmente se tiverem sido preparados onde você estiver comendo, mas não a ponto de tornar a comida o centro da conversa, a redundância é sempre de mau gosto.
  10. Fale baixo, mas não inaudível.
  11. Não é de boa educação fazer comentários de desagrado ou de nojo ou tornar a sua restrição gastronômica assunto à mesa. 
  12. Não chame atenção para nenhuma falha do serviço fazendo assunto da conversa à mesa os erros dos outros. Aliás isso não se faz nunca.
  13. Não fale muito de coisas pessoais ou de forma incontrolada nos almoços de almoços de negócios. Dê atenção aos demais e coopere para um bom momento à mesa.
  14. Não faça do seu atraso ao encontro o assunto à mesa.
  15. Conversa à mesa deve variar conforme com quem está almoçando. Se com amigos a conversa pode ser um pouco mais séria. Se com estranhos se devem evitar os assuntos controversos como política, religião, sexo e disputas de qualquer tipo.


    Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas