Pesquisar este blog

15 maio 2017

Boas Maneiras e as Despedidas

Não devemos nos retirar sem nos despedirmos das pessoas com quem estávamos. Lembre-se sempre de despedir-se quando sair e apropriadamente:

  1. Não deixe de agradecer e se despedir de quem lhe prestou um serviço: vendeu uma fruta, registrou no caixa, pagou sua conta, dirigiu o ônibus, médico, dentista, professora, etc.
  2. Se estivermos com um grupo com mais de oito pessoas, podemos nos despedir de um modo geral. Mas se são menos que oito pessoas devemos nos despedir de cada uma das pessoas presentes.
  3. Se fomos apresentados a uma pessoa e com ela apertamos mão, devemos nos despedir da mesma forma.
  4. Se começou a se despedir indidualmente não esqueça ninguém. 
  5. Inclusive não esqueça de se despedir de empregados domésticos depois de uma estada na casa de amigos ou parentes, da secretária que lhe atendeu nessa casa quando estiver presente ou se o grau de familiaridade permitir ir procurar na cozinha quem nos atendeu para nos despedirmos.
  6. Quando se despedir de empregados da casa dos outros não vá contar casos alongando o tempo da despedida. Você não veio visitar a empregada para ter com ela conversas sociais, mas jamais deve ignorá-la.
  7. No ambiente de negócio é muito importante saber despedir-se como parte do bom atendimento. 
  8. Nas despedidas também vale a ideia de que simpatia não é o mesmo que familiaridade e excessiva ou demonstrações de intimidade fora de hora. Um aperto de mão e um sorriso são suficientes. Não é preciso "tapinha nas costas", promessas falsas de "aparece lá em casa." 

Postagens mais visitadas