Podem Ajudar?

Por favor, assinem esta petição pela volta da autenticação bancária direto no Documento e não com aquela guia Amarela que desbota com o tempo.

Boas Maneiras do Convidado à Mesa

  1. Antes de sentar-se à mesa lave bem as mãos e apresente-se limpo e asseado. 
  2. O convidado pode dirigir-se ao bufê para servir a si próprio, mas o que não é aconselhável é ir até à copa ou cozinha buscar o que deseja, ou procurar servir-se na mesa de apoio para o serviço dos empregados. 
  3. Se você tem restrições de dieta vá preparado para a festa de modo a pular uma ou duas opções que você não possa consumir. Se for o caso, consulte a dona da casa sobre levar alguma coisa. Mas não anuncie suas restrições, seja discreto em suas recusas. Nada mais aborrecido que ouvir sobre restrições alimentares à mesa. 
  4. Colabore para que as refeições sejam um momento agradável de comunhão, sua participação é também importante para o sucesso da reunião. Não seja do tipo que apenas assiste e espera ser servido e depois fica julgando o que estava de acordo com o seu gosto ou não. Talvez sua atitude não tenha ajudado o evento a ser melhor apesar dos anfitriões terem dado tudo de si. Como convidado é sua obrigação – inegociável – contribuir para o sucesso da festa.
  5. A atitude que devemos manter durante toda uma refeição é de interesse e ao mesmo tempo de descontração.
  6. Não é de boa educação recusar pratos, fazer comentários de desagrado ou de nojo. Também é uma indelicadeza comer como um glutão, por mais que insistam ou que você goste do prato servido. Também é uma indelicadeza comer como um glutão, por mais que insistam ou que você goste do prato servido.
  7. Acostume-se a agradecer quando o servirem.
  8. É preferível repetir do que deixar grande quantidade de comida por ter feito um prato muito grande.
  9. Terminada a refeição ofereça-se para ajudar a tirar a mesa no caso de um almoço entre amigos que não seja servido por equipe especializada ou empregados encarregados disto. 
  10. Enquanto espera o prato seguinte não brinque nem com os talheres, nem com o guardanapo, etc.
  11. Ao ser convidado para comer fora espere até que lhe digam qual é o seu lugar ou que se chegue a um consenso onde quem vai sentar aonde. Nada de ir ocupando logo um lugar da mesa.
  12. Se for convidado para almoçar com colegas de trabalho responda prontamente e seja pontual e cumpra com sua palavra de que irá e vá. Lembre-se de que podem estar contanto com você para dividir a despesa de algum homenageado, ou por contar com sua presença para animar o grupo, etc. Se não puder ir avise e com antecedência.
  13. Quando você estiver pronta para sentar o homem à sua esquerda ou à sua direita puxa a cadeira para você se sentar.
  14. Num jantar de cerimônia, o dono da casa apresenta o cavalheiro à senhora que ele irá conduzir à mesa e também, se possível, a que se vai sentar ao seu lado. Caso esta apresentação seja omitida, as pessoas que se sentam lado a lado em banquete se apresentam mutuamente, sendo perfeitamente correto quando a mulher toma a iniciativa, dirigindo-se, em primeiro lugar à pessoa ao seu lado. Note-se que propor uma conversa social a quem não se conhece nessas circunstâncias é cortesia formal, portanto, não presuma como cantada o que é vulgaridade. 

    Obrigado por compartilhar esta postagem.
Obrigado por compartilhar esta postagem.

Arquivo do blog