Pesquisar este blog

19 maio 2017

Boas Maneiras: Sobre o Capricho no Serviço à Mesa

À mesa

Almoços e lanches são mais informais que um jantar e por isso tem detalhes que assim os caracterizam. São alguns deles: guardanapos de menor tamanho, ao invés de toalha de mesa pode-se colocar um centro de mesa bonito e "jogos americanos" numa decoração mais informal, as cores das flores podem ser mais misturadas, os utensílios são de materiais menos nobres, o serviço é de um estilo mais informal. (Veja aqui os diversos estilhos de servir.). 

à mesa
Aqui no Brasil parece que quando você diz "informal" está sugerindo "avacalhado", "de qualquer jeito" ou como for mais fácil,

Mas não é verdade. Assim como nos vestimos para a formalidade do casamento ou nos vestimos para ir à praia de modos diferentes e em nenhum deles devemos estar "avacalhados", do mesmo modo um lanche informal não implica um "chuta e manda".

E isso começa por um serviço bem feito, o que inclui o uso de bonita louça, flores, alguns enfeites caprichados.


O chá inglês é considerado uma "refeição" que pode ser mais formal ou menos formal conforme o serviço oferecido, mas nenhuma das duas opções é "jogada" no sentido de ser feito de qualquer jeito.



Tanto uma simples bandeja, ou mesas informais em jardins ou mesa posta na sala de jantar com lugares marcados, devem sempre expressar o capricho e o bom gosto da dona da casa.


Capricho pode tudo. Por exemplo, comemorar o aniversário de uma filha pequena com as amiguinhas com um chá pode ser até mais especial que uma festa de consumismo se feito com muito capricho.






Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas