Pesquisar este blog

04 maio 2017

Boas Maneiras ao se Servir à Mesa

  1. A principal preocupação ao servirmos à mesa, seja em família ou não, deve ser a hospitalidade ao invés da formalidade. Os detalhes do serviço são para favorecer o encontro entre as pessoas e não para forçar consumo de elitismos ou promover deslumbre consumista.  Tanto um serviço mal feito como o formalismo fora de lugar não favorecem o convívio. 
  2. Quando for servido um prato que contém várias camadas pegue um pedaço completo inclusive com o enfeite. 
  3. Não se sirva de mais comida do que a que pode realmente comer. É preferível servir-se uma segunda vez do que deixar grande quantidade de comida no prato. 
  4. Toda vez que a refeição for servida com uma sequência de vários pratos, não é necessário aceitar ou agradecer verbalmente cada um deles. Mas no caso de recusar um prato a recusa deve ser feita com educação, Ou seja, com um" - Não, obrigado." é necessária. Não dê explicações de porque não quer mais e o anfitrião e os demais convidados não devem insistir para que aquela pessoa coma mais ou daquele prato. Não se sabe se está caindo mal a comida e qualquer insistência "pública' é sempre um constrangimento. 
  5. Não desperdice comida, nem abuse dos oferecimentos como balinhas ao final da refeição. Pegue uma balinha, no máximo duas.
  6. Não abuse do serviço: nem dos garçons que devem servi-lo, nem das limpadoras de espaços áreas de restaurantes do shopping. 
  7. Lembre-se da regra básica: se você se serviu é sua obrigação levar a bandeja para o lugar devido. Se foi servido por garçons deixe para ele recolher a bandeja.
  8. Ao sair, coloque a cadeira no lugar e não deixe embalagens usadas e restos de comida espalhados sobre a mesa. Pessoas educadas não deixam rastro de sua passagem em lugares públicos facilitando o espaço para a próxima pessoa. 
  9. Não é correto atravessar o braço na frente de outra pessoa para pegar um prato que está longe. Se quiser alguma coisa que está distante na mesa, peça. Não deixe também de perceber a necessidade de quem está à sua volta e ofereça o sal, o refresco, a travessa.
  10. Não entornar a travessa para servir-se da última gota ou porção de alimento.
  11. Não abaixar a cabeça para comer e sim levantar o braço, para levar o garfo à boca.
  12. Não cruzar os talheres formando figuras, ou apoiando-os na metade na beira dos pratos e a outra metade sobre a mesa. Veja o prato como um relógio e coloque os talheres como se marcassem 15:15min. e é só. Não faça polêmica, se acha que o certo é 18:30m, faça isso. Eu acho que o correto é15:15min.

Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas