Podem Ajudar?

Por favor, assinem esta petição pela volta da autenticação bancária direto no Documento e não com aquela guia Amarela que desbota com o tempo.

Boas Maneiras e o Chá

  1. A própria anfitriã servirá o chá auxiliada por uma filha ou por uma amiga. 
  2. Para o chá use água filtrada e assim que começar a ferver desligue. 
  3. Nunca ferva nenhum chá de espécie alguma. Toda folha fervida, amarga e perde muitos de seus benefícios. 
  4. Chás mais escuros pedem ponto de fervura quando já se formam bolhas grandes. Os chás mais claros como o chá branco pedem água um pouco menos quente. 
  5. Depois de desligar o fogo acrescente imediatamente as folhas, mexa a mistura e tape o recipiente do chá. Com todos os chás é melhor assim: não ferver, mexer e tapar. 
  6. De preferência use sempre xícaras e potes pré-aquecidos: Pré-aqueça o pote com uma pequena quantidade de água muito quente que deve ser deixada por alguns segundos até que "aqueça" o pote. De outro modo ele esfriará o chá alterando o seu sabor. 
  7. Use uma colher de chá ou saco de chá para cada xícara e uma para o bule. Se você gosta de chá mais fraco adicionar mais água. 
  8. Deixe o chá preto tradicional curtindo por de três a cinco minutos antes de beber. Chás mais delicados como o chá verde um pouco menos. E os mais fortes e saborosos como o Chá russo um pouco mais.
  9. Não julgue o ponto pela cor, ela é determinada pelo tipo de chá. Um chá pode estar no ponto mesmo parecendo um pouco claro. 
  10. Sempre retire as folhas antes de servir.  
  11. É sempre a anfitriã que coloca o açúcar, limão ou leite conforme a preferência da amiga e esta, portanto, sempre devolve a primeira xícara para a dona da casa, Ou seja, não a coloca direto na mesa. A xícara é um símbolo dessa troca de amizade no chá. 
  12. O chá típico é servido às 16hs, com dois tipos de chás, com salgados simples, como torradas ou sanduíches e são oferecidos também alguns doces como bolinhos (ou muffins) e bolos simples.
  13. Não faça barulho com a colher ao mexer o açúcar na sua xícara. 
  14. Não devolva a colher para cima da mesa, mas deixe-a no pires da xícara do lado de "trás". 
  15. Não bata com a colher na xícara como quem sacode a colher, nem a lamba.
  16. Em pé segure sempre o pratinho da xícara. Não mexa o chá movendo a xícara.
  17. Não sacuda o saquinho de açúcar ou adoçante nem o amasse para descartá-lo. Deixe-o simplesmente no pires da sua xícara. 
  18. Leve a xícara até a sua boa e não ao contrário, curvando-se para alcançá-la enquanto a ergue. 
  19. Jamais coloque açúcar direto no bule de chá antes de fazer o chá. Aliás em nenhuma bebida, seja ela um mate gelado, um suco de frutas, o chá ou o nosso café: jamais deveria estar previamente adoçado. Quem adoça é quem vai beber conforme o próprio gosto. 
  20. De preferência, faça o chá num bule de louça branca, especial para você porque o chá é mais que uma bebida, é um acolhimento, uma doação de si e por isso deve ser personalizado. Qualquer coisa feita de qualquer jeito é sempre descaso, o contrário demonstra consideração. Essa é a bossa do chá. 
  21. Se fez o chá na sua xícara, acrescente o leite depois do chá. Se o chá foi feito no bule, coloque o leite na xícara primeiro, antes do chá,e só depois coloque o chá.  Curiosidades que ajudam a compreender a beleza do chá Para os chineses o chá é uma bebida para o corpo e para a alma cujo estudo e apreciação é um caminho para a vida eterna. (Classic of Tea - Lu Yu, 760 d.C citado no livro " Mastering the Art of Chinese Cooking" de Eileen Yin-Fei.)  



Obrigado por compartilhar esta postagem.