Pesquisar este blog

15 julho 2017

Boas Maneiras e o Chá

  1. boas maneiras chá
    Observe a ordem da disposição
    das comidinhas. Nos servimos de
    baixo para cima.
    A própria anfitriã servirá o chá auxiliada por uma filha ou por uma amiga. 
  2. Começa-se a se servir o chá da tarde pelo chá mesmo, não pelas comidinhas. Não saia comendo do que está servido sem antes ter sido servido do chá pela anfitriã.
  3. Naquelas travessas de três andares, típicas do chá inglês, nos servimos de baixo para cima. Em baixo estão os sanduíches salgados e os scones no meio e os outros docinhos na última, menor e de cima prateleira.
  4. Para o chá use água filtrada e assim que começar a ferver desligue. 
  5. Não corte o scone, essa tradição inglesa, com faca. Parta-o segurando no meio, passe sempre a geléia primeiro e depois o creme.
  6. Nunca ferva nenhum chá de espécie alguma. Toda folha fervida, amarga e perde muitos de seus benefícios. 
  7. Chás mais escuros pedem ponto de fervura quando já se formam bolhas grandes. Os chás mais claros como o chá branco pedem água um pouco menos quente. 
  8. Depois de desligar o fogo acrescente imediatamente as folhas, mexa a mistura e tape o recipiente do chá. Com todos os chás é melhor assim: não ferver, mexer e tapar. 
  9. De preferência use sempre xícaras e potes pré-aquecidos: Pré-aqueça o pote com uma pequena quantidade de água muito quente que deve ser deixada por alguns segundos até que "aqueça" o pote. De outro modo ele esfriará o chá alterando o seu sabor. 
  10. Use uma colher de chá ou saco de chá para cada xícara e uma para o bule. Se você gosta de chá mais fraco adicionar mais água. 
  11. Deixe o chá preto tradicional curtindo por de três a cinco minutos antes de beber. Chás mais delicados como o chá verde um pouco menos. E os mais fortes e saborosos como o Chá russo um pouco mais.
  12. Não julgue o ponto pela cor, ela é determinada pelo tipo de chá. Um chá pode estar no ponto mesmo parecendo um pouco claro. 
  13. Sempre retire as folhas antes de servir.  
  14. É sempre a anfitriã que coloca o açúcar, limão ou leite conforme a preferência da amiga. O açúcar é colocado primeiro para que dissolva melhor, já que o leite pode esfriar um pouco o chá.
  15. A pessoa recebe o chá da mão da anfitriã e sempre devolve a primeira xícara para a dona da casa, Ou seja, não a coloca a xícara recebida da dona da casa direto na mesa. A xícara é um símbolo dessa troca de amizade que o ritual do chá representa. 
  16. O chá típico é servido às 16hs, com dois tipos de chás, com salgados simples, como torradas ou sanduíches e são oferecidos também alguns doces como bolinhos (ou muffins) e bolos simples.
  17. Não faça barulho com a colher ao mexer o açúcar na sua xícara. Na verdade também mexemos no chá apenas para ajudá-lo a se dissolver e também evitamos fazer o barulho encostar na xícara. E muito menos sacudimos a colher batendo-a na xícara. Mexer sem fazer ruído. Por isso algumas pessoas recomendam mexer sem encostar no fundo e nas laterais da xícara, movendo o chá apenas no centro para frente e para trás.
  18. Não devolva a colher para cima da mesa, mas deixe-a no pires da xícara do lado de "trás". 
  19. Não bata com a colher na xícara como quem sacode a colher, nem a lamba.
  20. Em pé segure sempre o pratinho da xícara. Não mexa o chá movendo a xícara.
  21. Não sacuda o saquinho de açúcar ou adoçante nem o amasse para descartá-lo. Deixe-o simplesmente no pires da sua xícara. 
  22. Leve a xícara até a sua boa e não ao contrário, curvando-se para alcançá-la enquanto a ergue. 
  23. Jamais coloque açúcar direto no bule de chá antes de fazer o chá. Aliás em nenhuma bebida, seja ela um mate gelado, um suco de frutas, o chá ou o nosso café: jamais deveria estar previamente adoçado. Quem adoça é quem vai beber conforme o próprio gosto. 
  24. De preferência, faça o chá num bule de louça branca, especial para você porque o chá é mais que uma bebida, é um acolhimento, uma doação de si e por isso deve ser personalizado. Qualquer coisa feita de qualquer jeito é sempre descaso, o contrário demonstra consideração. Essa é a bossa do chá. 
  25. Se fez o chá na sua xícara, acrescente o leite depois do chá. Se o chá foi feito no bule, coloque o leite na xícara primeiro, antes do chá,e só depois coloque o chá.  Curiosidades que ajudam a compreender a beleza do chá Para os chineses o chá é uma bebida para o corpo e para a alma cujo estudo e apreciação é um caminho para a vida eterna. (Classic of Tea - Lu Yu, 760 d.C citado no livro " Mastering the Art of Chinese Cooking" de Eileen Yin-Fei.) .
  26. Quando bebemos o chá, olhamos para a xícara e não por cima da xícara para outros lados.
  27. Seguramos a xícara do chá unindo polegar e indicador por dentro da alça da xícara com o dedo médio sustentando a xícara e os demais dedos fechados.
  28. A xícara do chá tem "pé", altura, aquela xícara chata, arredondada é para café.



Obrigado por compartilhar esta postagem.

Postagens mais visitadas