Pesquisar este blog

03 julho 2017

Boas Maneiras e a Amizade 1

A amizade verdadeira é desinteressada e não busca proveito próprio ou vantagem ao relacionar-se com o amigo. Para que haja amizade é necessário que exista correspondência em afeto e benevolências que são mais fáceis de acontecer entre pessoas de mais virtude do que entre aquelas que apenas compartem "instintos" comuns. Antes de cobrarmos se os demais são nossos verdadeiros amigos vejamos se nós o somos.

O bom amigo não:
  1. abandona o amigo nas dificuldades;
  2. não o trai em nenhum sentido
  3. Nunca fala mal do amigo
  4. Não se omite de defendê-lo no caso de maledicências.
  5. Não tem inveja nem procura o amigo somente por interesse.
  6. Não se vale do amigo para obter qualquer vantagem mas tem antes amizade sincera e desinteressada.
  7. Não dispõe ao bel prazer dos objetos, dinheiro e facilidades que eventualmente o amigo possa ter.
O bom amigo sempre:
  1. Respeita o gosto e o modo de ser dos seus amigos.
  2. Respeita parentes, amigos, sentimentos, e as circunstâncias dos seus amigos.  
  3. Avisa-o de um erro que esteja cometendo. (Correção fraterna)
  4. Tem interesse pelas alegrias e tristezas do amigo e está presente quando necessário.
Em um bom amigo nós confiamos, o animamos e somos animados por ele, somos compreendidos e compreendemos, consolamos e somos consolados e somos exemplo e aprendemos de seu exemplo.

Com um bom Amigo

  1. Devemos olhar os amigos com respeito e com carinho.
  2. Com um bom amigo sentimos a estabilidade, a confiança e a segurança de sermos queridos.
  3. Sabemos que podemos compartilhar o que sentimos sem sermos criticados. 
  4. Um amigo se comprova pela correspondência na amizade. Uma amizade verdadeira não pode ser unilateral, tem que ser mútua. De uma só das partes não é amizade.

Em resumo:

  1. Telefone para velhos amigos: É comum perder o contato depois de começar uma nova fase da vida, mas nunca é tarde demais para entrar em contato com alguém que você gosta. Texting, e-mail ou telefone.  Reserve algum tempo a cada mês para ligar e estar com seus amigos. 
  2. Comemore as vitórias de seus amigos como se fossem suas: Quando um amigo compartilhar com você uma alegria não responda com um insincero, "Estou tão feliz por você" voltando rapidamente para seus próprios interesses. Em vez disto, responda com entusiasmo, faça perguntas de acompanhamento e sinta alegre-se quando lhe disserem tudo a respeito.
  3. Perdoe e peça perdão: A amizade requer honestidade e vulnerabilidade. Em algum ponto em seu relacionamento terá que pedir ou dar perdão. Essas conversas são difíceis, mas não deixe uma boa amizade escapar porque você tem medo de falar sobre o que sente.
  4. Verdadeiramente ouvir quando seus amigos estão tendo um momento difícil, não criticar nem assumir que você sabe o que eles estão passando. Em vez de explicar como você poderia lidar com a situação de forma diferente, basta ouvir e estar lá. Às vezes o silêncio e um abraço é a melhor ajuda que você pode dar.

Postagens mais visitadas