Pesquisar este blog

20 dezembro 2015

Boas Maneiras Organização das Festas de Natal

Em Outubro além de começar a preparar alguns desses presentes ou enfeites de Natal preparados por artesanato podemos ir fazendo estas listas:
  1. Lista de Cartões de Natal 
  2. Lista de Presentes Família 
  3. Lista de Presentes Amigos 
  4. Lista dos Convidados para a Ceia
  5. Lista das Tarefas de Cada Família para a Ceia
  6. Lista Gorjeta dos Prestadores de Serviço 
  7. Tarefas 
  8. Cardápio 
  9. Cerimônia
  10. Atividade Beneficente

Com um mês de antecedência

  1. Combine com a família o local, data, horário e o que cada família vai levar. 
  2. Feche o cardápio dos pratos e das bebidas. 
  3. Defina e peça com antecedência as ajudas que vai precisar: quem pega a mãe idosa, quem busca o gelo, o bolo, quem ajuda a servir, quem cozinha, quem traz a sobremesa. Se você se comprometeu com alguma coisa, não "fure". Cumpra o que prometeu, por menor que seja o detalhe, não dê desculpas e não chegue atrasado. Não cumprir e chegar muito tarde é quase a mesma coisa em termos de inconveniência.
  4. Faça todos os convites com um mês de antecedência. 
  5. Combine sobre os presentes, se será amigo oculto ou se alguém que vai se casar vai ganhar um presente mais útil de todos. Tenha presentes extras. Não esqueça de pedir aos parentes para identificar os presentes. O ideal é que assim que cheguem os presentes sejam colocados na árvore devidamente identificados podendo uma das atividades de recreação e alegria ser adivinhar quem deu aquele presente.
  6. Prepare a lista dos convidados extras como namorados, agregados, parentes distantes de férias, vizinhos, incluindo aqueles que "só dão uma passadinha". 
  7. Estabeleça que tipo de "entretenimento" irá oferecer: Na sala ao lado irá ter a TV ligada para assistir à Missa do Galo direto de Roma, por exemplo. Lembre-se de ter um espaço mais calmo para os idosos.
  8. Escolha a decoração, a melhor disposição do buffet para atender melhor as pessoas.
  9. Escolha a decoração apropriada e compre o que estiver faltando. Uma boa ideia talvez seja deixar a sala de jantar perto do Presépio e um pouco mais simples para a hora da refeição e a abertura dos presentes na sala de visitas próxima à árvore de Natal. Festas com "vários" ambientes são mais divertidas e acomodam melhor os vários momentos da festa. À mesa não cabe a "histeria" por mais consumo que os alimentos como poderia ocorrer se à glutoneria das mesas fartas de Natal onde as pessoas tendem a exagerar no consumo ainda acrescentássemos ânsias exageradas por presentes, surpresas. Por isso sugerimos dois ambientes, um mais simples, ou "religioso" em que se converse e se faça uma oração antes da ceia e outro onde se faz mais "bagunça" abrindo os presentes. 

Com três semanas de Antecedência

  1.  Mande os convites. Com RSVP, direções e se receber responda o mais rapidamente possível.
  2. Três Semanas
  3. Compre o que precisa para a refeição, as bebidas, as latarias.
  4. Compre os presentes que faltam e os extras.
  5. Mande os cartões de Natal já preparados com antecedência. É bom receber ligações de parentes distantes durante a festa e se eles já tiverem recebido os seus cartões de Natal quando ligarem já se sentirão um pouco na festa., lembrado, participantes. ( Uma boa idéia talvez seja repassar as postagens de boas maneiras antes da festa com as crianças para que elas saibam atender ao telefone e corresponder ao carinho que recebem ao invés de se comportar como se todas as atenções lhe fossem devidas o que acaba sendo ruim para elas mesmas que se desenvolvem um pouco arrogantes quando não aprendem desde cedo a agradecer.)

Duas Semanas

No Natal começamos um pouco mais cedo que em festas comuns a decoração natalina,  já em primeiro de dezembro. Mas duas semanas antes é o tempo de dar por concluída esta tarefa. 
Compre suprimentos necessários para os jogos (adereços, prêmios, etc)

Uma semana
Checar tudo: se a máquina fotográfica está com pilha, se o carro está ok, se há cadeiras para todos, verificar o suprimento de remedinhos de primeiros socorros como engov, mertiolate, ban-aid, consertar o que ainda não foi cosertado como a válvula do banheiro, a porta.

Concluir a limpeza caprichada
Se você estiver fazendo a comida sozinho, começar preparar o que você pode antecipar. 

Dia da Noite de Natal 
  1. Coloque todas as flores.
  2. Arrume mesas e cadeiras. Distribua separadamente os pontos de bebida e comestíveis. 
  3. Pegue o bolo e as encomendas de doces e enfeites de chocolate e panetones especiais 
  4.  Obter todos os seus jogos prontos e certifique-se
  5. Verifique se você tem bastante gelo para as bebidas.

Noite de Natal

Tenha o máximo de comida pronta e arrumada. Talheres, apoios, bebidas tudo em seus lugares para quando chegar da Missa do Galo não ter que ficar atarefada como num dia comum. O ideal é que tudo esteja de tal forma que basta aquecer a comida e acolher as pessoas que chegam.

Observação: O ideal para que tudo flua é que cada coisa tenha o seu lugar: Tudo que é relacionado a bebida, é lá. Todos os presentes debaixo da árvore. Os remédios em um armário fácil. Etc. Quando tudo depende de uma pessoa para saber onde está ocorre uma centralização desnecessária que sobrecarrega uns e empata outros que poderiam ajudar ou se servirem liberando a dona da casa de responder a cada pessoa que chega onde coloca os presentes, onde coloco este bolo, onde coloco os salgados, onde está o abridor. Faça um cantinho de bar, um quarto para quem quer repousar, etc.

Nem todo mundo comemora da mesma forma, mas apenas a título de referência apresentamos abaixo um esquema de horário dos festejos de Natal.

Dia 24 de dezembro

19hs - Receber Convidados
20hs - Missa do Galo
21:30hs - Preparativos: Conversar, bebericar e biliscar, Ver o Natal no Mundo pela TV, Ver o Papa, esquentar a comida , ligar para pessoas, receber mais convidados.
12:00 - Oração e Ceia
13:00 - Presentes e Brincadeiras

Dia 25 de dezembro
Missa do Galo no Vaticano

11hs - Missa de Natal
13:hs - Oração e Almoço de Natal
15:00 - Presentes e Brincadeiras
Conversar, bebericar e biliscar, Ver o Natal no Mundo pela TV, Ver o reprise do Papa,  ligar para pessoas, receber mais convidados. Ir visitar outras pessoas da família.

Postagens mais visitadas