14 agosto 2015

Boas Maneiras e a Leitura: Porque ler?

Nossas "maneiras" estão profundamente vinculadas às nossas virtudes e estas ao grau de instrução e
formação que possuímos.

A leitura é um dos melhores meios de aprofundarmos nossa formação e ampliarmos o horizonte da nossa informação.

Não há realmente pessoa de boas maneiras sem leitura porque é através do que lemos que desenvolvemos a nossa sensibilidade, aquilo que realmente somos. Outros meios podem também nos instruir, mas a leitura é o meio mais intenso de obter informação e desenvolver a própria formação.

Uma pessoa sem leitura é uma pessoa com menos capacidade de atuar na vida em sociedade porque não tem maiores conteúdos formais e lhe falta visão, sensibilidade. Ao mesmo tempo será uma pessoa com menos recursos intelectuais para se defender, para educar os filhos e para alcançar o que de melhor pode ser.

Em resumo a leitura nos Ajuda a: 

Expressão Oral e Escrita e a Leitura

  1. A leitura melhora o desenvolvimento e aperfeiçoamento da linguagem. 
  2. Melhora a expressão oral e escrita porque faz a linguagem ser mais fluída, aumenta o vocabulário e melhora a ortografia. 
  3. Melhora a expressão do que somos e sentimos.

Crescimento Pessoal e a Leitura

  1. A leitura melhora a percepção do mundo à nossa volta. 
  2. A leitura ajuda a nos entendermos a nós mesmos. A leitura desperta interesses e paixões, abre horizontes, aponta direções, reforça os traços da personalidade para a vida. 
  3. A leitura melhora a nossa capacidade de ouvir e conhecer a Deus. 
  4. A leitura desenvolve idéias, conceitos e valores.
  5. A leitura nos apresenta heróis, exemplos de vida e possibilidades novas além de extender o horizonte do nosso conhecimento.
  6. A leitura  nos distrai, informa e forma e, portanto,  o que lemos se torna parte do que somos. 
  7. A boa leitura desenvolve o espírito crítico e nos ajuda a desenvolver parâmetros bons e santos. 
  8. A leitura é um remédio certo contra a mediocridade. 
  9. O livro é companhia. 
  10. A leitura desenvolve o sentido estético, o bom gosto, informa sobre o belo, o que é bom e, portanto, desenvolve o nosso bom gosto, e a nossa elegância. 

Crescimento Inter-Pessoal e a Leitura

  1. A leitura melhora as relações humanas porque nos torna pessoas mais ricas, com maior capacidade de serviço, de entendimento, mais engraçadas, cultas, humanas. A cultura pessoal é uma riqueza, é a riqueza do que somos. A leitura modela "o que vem de dentro." 
  2. A leitura melhora nossas conversas e influi na qualidade dos nossos relacionamentos pessoais, profissionais e sociais. 
  3. Quanto mais leitura tivermos, maior a chance de melhor interferirmos na sociedade. 

Crescimento Profissional e a Leitura

  1. A leitura desenvolve a inteligência e os trabalhos intelectuais podem promover grandes serviços à humanidade. A leitura desenvolve a curiosidade científica e os dotes pessoais tanto de humor, literários, e de todos os dons que se podem beneficiar de informação e formação. 
  2. A leitura melhora a capacidade de observação, de conscientização, de eleição. Ajuda-nos a nos defender das manipulações, das falsidades. Um funcionário analfabeto, mesmo que saiba que está sendo enganado pelo patrão, pode não conseguir se defender dos abusos por falta de capacidade de expressão e por falta de conhecimentos. 

Aspectos Técnicos e a Leitura

  1. É preciso saber ler. Não se lê um dicionário do mesmo modo que se lê um romance. Leia sobre como ler, é muito útil. Sem boa informação sobre o que ler se pode ter uma visão limitada da extensão da cultura. Este livro é uma ótima referência: How to Read a Book: The Classic Guide to Intelligent Reading (A Touchstone book) 
  2. Ler ajuda a pensar melhor, leia sobre como pensar melhor a partir do que leu. Alguns livros mais que outros devem ser lidos assim, de modo mais consciente, pensando sobre o que o autor está dizendo. Muitos outros podem ser lidos sem que se lhes dê maior atenção. Prefira ler sempre os originais que os que comentam os autores. Prefira ler Aristóteles a Aristóteles por Fulano de Tal. Um ótimo livro nessa direção é o incomparável The Pyramid Principle: Logic in Writing and Thinking

A Leitura e a Família

  1. Com a boa leitura as mulheres têm mais condições de melhor educar seus filhos. Se você é mãe, leia, não acredite que tem tanto serviço de casa que não possa ler. Leia sobre educação de filhos, sobre saúde, cuidado de idosos, o trabalho do lar, sobre decoração, e tudo que possa ajudá-la no pleno desenvolvimento da sua atividade no lar. Manter um lar agradável é uma arte que pode se beneficiar muito de vários tipos de leitura. Não deixe que jamais diminuam a importância do serviço do lar e não subestime a necessidade de constante instrução para melhor desenvolvê-lo. Do serviço do lar bem feito podem surgir vocações, renovações, interesses. 
  2. Ensine seus filhos a ler: se for uma coisa mecânica sem sentido seus filhos terão horror a leitura. Se for por pura teoria “Tem que ler!” toda leitura será sempre um peso, uma dificuldade. Faça-os descobrir o prazer de ler, de imaginar. Explique as relações, os valores por detrás das aventuras, converse sobre as "moral da história " de cada leitura, sinta as emoções das crianças e explique ou aguce os talentos que eles demonstram durante ou a partir da leitura. 
  3. Para desenvolver o gosto pela leitura, seu e dos filhos, comece pelo mais simples e óbvio: leia sobre um tema que lhe agrade. Mas lembre-se, os grandes mestres são fundamentais! 
  4. A leitura não é só para jovens, para quem tem que conquistar um emprego ou posição. A leitura rejuvenesce. Quem não lê fica ranzinza, pensando as mesmas coisas, tem um horizonte limitado. Se você já passou dos 35 anos e quer sentir-se cada vez mais jovem, não se preocupe tanto com a magreza ou com os cabelos brancos que começam a surgir. Ao invés disto, leia e veja quanta coisa há por fazer. Aos 80 anos você será uma pessoa muito mais interessante do que se tiver parado de se renovar aos 35 anos quando começa a estabilização de vida. 

O que Ler

  1. Não deixe de ler a grande literatura: Flauber, Anton Théckhov, Balsac, Cervantes, Machado de Assis, etc. 
  2. A leitura, como os alimentos são diferentes: existem os legumes, as carnes, as frutas e uma boa alimentação pede uma combinação de livros. Principalmente quando estamos em formação. Leituras de boa poesia proporcionam um mergulho no próprio ser, é um exercício de amplidão, uma viagem delirante, teologia o mergulho em Deus e no que podemos ser de melhor. Ler História é colocar uma escala no olhar capaz de entender qualquer fato com não menos que sem anos de implicações! A verdadeira contextualização! A Literatura desenvolve entre outros dons, a imaginação e nos dá um espelho do que somos ou podemos ser, junto com as boas biografias que são exemplos empolgantes, etc. Faça a sua dieta e seu filho irá querer imitá-lo. 
  3. Não leia nem se engane com “junk” leitura: não leia vulgaridade, saiba exatamente qual a ideologia que está lendo e se não for a que você escolheu para viver, não tome parte com ela. 

Que mais se Pode Fazer sobre a Leitura?

  1. Há muitas pessoas que não sabem ler no Brasil. Não podem ler uma receita, uma placa de rua. Ajude a ler, ensine seus empregados, eles estarão mais habilitados para ler os manuais da fábrica, por exemplo. 

A Leitura e o Lazer

  1. Leitura é diversão e desenvolve a criatividade e os dons artísticos. É também lazer, entretenimento. E ao contrário de outras opções de lazer mais superficiais desenvolve os dons pessoais enquanto que os consumismos de forma "addictive" de consumo, desenvolvem apenas a compulsão por mais consumo, mais sensações. A leitura enriquece desenvolvendo enquanto lazer sensações e interesses de longa duração. As diversões baseadas em sensações pedem mais sensação tão logo termine a sensação para renovar a satisfação da diversão. Isso favorece o comércio e não a pessoa humana. 
  2. Não se dê desculpas para não ler como falta de tempo, nem acredite nelas. 
  3. A leitura não pode ser substituída por nada. Nem pelos filmes. Veja se sua permanência na Internet não é apenas com bobagens e superficialidades e troque parte do tempo por boa leitura, há muito que ler na Internet. Faça seus filhos descobrirem bons sites de leituras. Eleja seus sites e leia-os regularmente.
Em resumo lemos os livros para desenvolver nossas capacidades. Lendo conhecemos e percebemos mais e mais rapidamente do que se não lêssemos. Os livros ainda são também fonte fonte de repouso e servem para extender a profundide do aprendizado.

A propósito, quem é seu escritor favorito? É difícil dizer não é? Mas se só pudesse levar de viagem um único livro para ler, qual levaria? Deixe seu comentário aqui. Eu levaria Caminho de São Josemaria Escrivá e "Almas Mortas" de Gogol, e todos os livros de Thékhov.

Tres Irmas (Col. Os Grandes Dramaturgos) (Em Portugues do Brasil)
Tres Anos (Em Portugues do Brasil)
The Collected Tales of Nikolai Gogol
Dead Souls
Madame Bovary (Bantam Classics)

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "