15 junho 2015

Boas Maneiras para Homens: 2a. de 100 Dicas

Falta de Boas Maneiras e a Timidez Excessiva


O homem de boas maneiras não é excessivamente tímido porque timidez é sempre falta de maturidade humana. A timidez excessiva que impede o pleno desenvolvimento da pessoa e das suas relações sociais deve ser combatida. 

Faça este exame e avalie as razões da sua timidez. Um bom remédio para a timidez é frequentar mais a vida em sociedade procurando estar com boas pessoas para ganhar aquela graça das pessoas bem versadas. Não aposte em bebidas e afins para superar a timidez. Todas essas atitudes de timidez excessiva nascem do egoísmo,  de estarmos muito pendentes demais de nós mesmos e são sempre prova de falta de boas maneiras. Mas podem e devem ser superadas.  
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "