29 maio 2015

A Pessoa de Boas Maneiras é uma Pessoa Forte

A fortaleza é a virtude que dá firmeza ao caráter, é o elemento agregador do caráter de uma pessoa. Fortaleza em termos simples significa força do espírito, pessoa que enfrenta dificuldades com firmeza. São muitas as nossas fraquezas e não devemos fazer papel de super heróis, é bom conhecer-nos.

O Nosso Desconhecimento e a Fortaleza na Vida Cotidiana


Quando não alcançamos aquela meta, quando parecemos derrotados pela vida aparece a nossa fragilidade, Às vezes temos dificuldades de assumir nossos defeitos, não queremos pensar se somos felizes e fugimos de resolver nossos problemas. Aí aparecem as tristezas do coração. Quando aparece a insatisfação de uma vida que não é o que nós tínhamos projetado, aparecem os medos. 

Temos que descobrir que somos capazes de fazer muito mais do que pensamos. Quem é o grande potenciador dessas forças ocultas, dessa fortaleza? O amor. O amor leva às obras grandiosas. O amor faz com que brotem forças ocultas do coração. E o amor a Deus nos leva a amar mais.

Como fazer para brotar esse amor na normalidade da vida? É preciso encarar a vida com suas dificuldades reais. A rapadura é doce, mas não é mole não", já diz o ditado. Realizar com esforço nossas obrigações e manter a cabeça erguida apesar das dificuldades. 

É forte também que sabe esperar. Esperar pacientemente o que não se pode mudar. É forte portanto quem persevera longo tempo no que exige. É isso que faz brotar a força íntima da fortaleza. 

Mas a fortaleza precisa ser real e não fachada. Que a fortaleza e todas as nossas virtudes não sejam apenas aparência, mas virtudes reais. 

Mas atenção, força pessoal não significa invulnerabilidade. Se existe fortaleza é porque existe vulnerabilidade. É preciso não se abater com as falhas. Recomeçar sempre após uma falha é fortaleza. O combate mais difícil é conosco mesmo.

A preciso saber avançar e retroceder. Temos que descobrir a força de Deus em nós que não é só uma energia, mas é interferência real de Deus, que se ocupa de nós, de cada um.

Nós podemos ser muito frágeis, mas em Deus somos fortes. Lembrar como São Paulo sabia de suas fraquezas, mas era nelas que era forte porque se apoiava em Deus. As dificuldades enfrentadas fortalecem o caráter. Nem tudo deve ser fácil. Devemos avivar o amor no nosso coração nos apoiando mais em Deus que deve ser a nossa principal força. Ele é a fonte da verdadeira fortaleza, e não o nosso engenho, já que não podemos controlar todas as variáveis da nossa vida.

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "