10 março 2015

Boas Maneiras e Trajes Sociais

TRAJE ESPORTE: É usado para almoços, batizados ou festas mais íntimas e descontraídas.


HOMENS - Calça jeans ou social, camisa discreta ou pólo, mocassins esportivos. Nada de exageros, o blazer é aceito em situação de frio. para os homens significa sem gravata. É claro que vai depender do caso a opção de caprichar, dispensando a gravata mas não o blazer e camisa. Evidentemente em um evento onde tenha sido especificado por escrito " traje esporte", é preciso levar em conta que é esportivo sim, mas não a ponto de se usar o bom e velho tênis e uma calça jeans desbotada. Assim, um dock sider, ou mocassim pode cair melhor.

MULHERES - Vestido leve e dicreto em tecido como algodão, crepe e linho; calça comprida; blusas e saias; mocassins e sandálias. A maquiagem deverá ser discreta. tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas… Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso.

TRAJE PASSEIO - é o antigo tenue de ville. É usado em conferências, concertos, vernissagens. traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais. Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de "esporte fino".
HOMENS - Terno (a noite é imprescidível o terno escuro) com ou sem gravata (o ideal é ir com gravata) e sapato social. para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas enfim: é a gravata em sua versão informal.

MULHERES - Tailleur, vestido mais elegante, porém discretos; terninhos e salto alto. pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

PASSEIO COMPLETO É pedido quando se trata de uma festa formal ou um coquetel.

HOMENS - Ternos escuros, camisa social, gravata e sapato social. para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas. 


MULHERES - Vestidos de musseline ou crepe com pequenos decotes e bordados discretos. É permitido jóias e os sapatos devem ser de salto alto. As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião

TRAJE BLACK TIE OU RIGOR (se no convite estiver escrito "habillée", leia black tie.) Conhecido como Tenue de Soirée, este traje é usado em noite de gala.
HOMENS - Smoking Clássico, em caso de calor é permitido usar um Summer (um paletó de smoking branco). Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Sem tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata…

MULHERES - É obrigatório o longo. A roupa deve ser em tecidos sofisticados e bem trabalhado. Sapatos de salto alto, maquiagem, cabelos bem arrumados e jóias.  X Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões.

Gala - Para os homens, casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas). Para as mulheres vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.
Numa linguagem mais moderna

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "