16 setembro 2014

Educação e Boas Maneiras no Trabalho: Algumas Dicas

Boas Maneiras


O ambiente de trabalho não deve ser local de buscar popularidade, lembre-se que está lá para trabalhar, mas seja amável com todos.
A convivência é mais agradável quando existe cortesia e ajuda mútua e devemos sempre realizar estes pequenos serviços que ajudam os outros no trabalho como servir um café, colaborar com o trabalho dos outros, ceder a vez num elevador ou no estacionamento, etc.

Boas Maneiras E as Conversas no Ambiente de Trabalho

  1. Utilize um vocabulário adequado, nada de gírias ou palavrões. 
  2. Evite se envolver com a vida privada dos demais.
  3. Não faça fofoca nem alimente críticas e murmurações. 
  4. Se não houver nada positivo para dizer é melhor não dizer nada. 
  5. Quando começarem a falar sobre a vida particular de um colega de trabalho diga que não tem interesse em saber de modo gentil. Se você escute sem concordar em cooperando com a maledicência. Sua reputação de que não é fofoqueiro irá falar a seu favor em muitas ocasiões. 

Habilidades Muito Importantes no Ambiente de Trabalho

  1. Saber trabalhar em equipe.
  2. Contar mais com o que os outros podem contribuir ou nos trazer sem ver nisso problema. Hoje já se sabe que é prova de inteligência saber absorver as diversas contribuições.
  3. Aprender a discordar construtivamente sem aborrecer-se e sem enfrentamentos ou humilhações desnecessárias.
  4. Saber conjugar exigência com cordialidade.
  5. Saber mandar sem humilhar.
  6. Saber obedecer sem se sentir humilhado. Sua obediência é a melhor cooperação para o grupo. Evite as críticas ao chefe, elas sempre depõe contra você. Pense antes em colaborar com a chefia fazendo bem a sua parte. 
  7. É preciso evitar a resistência e as enrolações bem como a excessiva influenciabilidade.

Boas Maneiras e o Sexo Oposto no Ambiente de Trabalho

  1. Nos ambientes de trabalho deve se evitar os namoricos, os exibicionismos o flerte, os comentários insinuosos e as abordagens vulgares com as pessoas do sexo oposto principalmente se são casadas.
  2. Evite as roupas e os modos provocativos.
  3. Evite as "brincadeiras” de gosto duvidoso. No trabalho deve imperar a relação profissional e a atenção que damos ao outros não deve ser confundida com carícias ou familiaridades que são muitas vezes indício claro de uma predisposição menos ou mais consciente para a vulgaridade. 
  4. Não aceite e não faça “ conquista de escritório”. Se tiver um amigo ou mesmo o chefe, fale quem a está incomodando e peça para ele não fazer mais esse tipo de abordagem. As pessoas mais velhas e de maior cargo ou experiência devem ser as mais prudentes e agir pela parte mais fraca, desestimulando fantasias de relacionamentos ou de admiração que eventualmente lhe devotem.
  5. Deixe-se ajudar. Existem pessoas que tem mais prática ou experiência e você pode aprender muito se deixando ajudar seja ouvindo conselhos ou considerando as críticas, seguindo indicações o que não quer dizer abandonar seu próprio critério, mas considerar o que se oferece respondendo apropriadamente o que o tornará mais participativo e capacitado para o trabalho de equipe. 
  6.  Da mesma maneira, se um colega faz um comentário dizendo que essa roupa está muito sexy, ou a pessoa está muito “interessante”, também cabe avisá-lo que o comentário não está de acordo com sua categoria profissional. Na hora. 
  7. Não se permita adotar uma postura íntima das pessoas só porque você trabalha com elas. Torne-se cordial e aberto, mas jamais íntimo. Lembre-se de que você está trabalhando. 

Como Mostrar Excelência Pessoal

  1. Se você está atrasado e um cliente ou colega está esperando, vá em pessoa e diga que estará com a pessoa em alguns minutos, se ela quer uma água ou um café. Cumpra o que você prometeu. 
  2. Tenha seu escritório sempre em ordem assim como os seus compromissos e os cumpra diligentemente, sem adiamentos. Evite as interrupções que provocam adiamentos como cafezinhos, falsas dúvidas, falsos problemas. Deve-se trabalhar com intensidade, espírito de serviço e da melhor maneira que pudermos isto moldará o que realmente somos capazes de fazer. 
  3. Devemos ser pontuais tanto para chegar como para as tarefas no horário em que devem ser feitas. 
  4. Não fique no trabalho porque se está fugindo das obrigações de casa. 
  5. Devemos executar com a maior perfeição possível qualquer trabalho por menor que seja. Devemos ser fiéis no pormenor, nas tarefas habituais de cada dia. Para fechar uma porta, entregar uma correspondência, tirar uma xerox, embalar um presente em tudo podemos mostrar a categoria humana que temos por executar mesmo as tarefas mais simples, de modo exemplar. 
  6. Todo o nosso trabalho ficará ainda mais bem executado se o acompanharmos de um sorriso, de uma palavra amável, de bons modos e do desejo de servir bem aos outros por um serviço bem executado. 
  7. Se nos solicitam um serviço devemos procurar desempenhá-lo como se fosse para ser entregue a um rei. 
  8. Não devemos expressão tédio, crítica, má vontade ao atender um cliente. Devemos atender sem precipitação e sem superficialidade  o que seria prova de falta de caráter.  
  9. Quando temos uma reunião de negócios onde representamos nossa firma ou a empresa em que trabalhamos devemos nos vestir de um modo um pouco mais formal, seja acrescentado uma jaqueta ao vestido de trabalho, seja um colar de pérolas, ou um terno mais alinhado. 
  10. Quando cometer um erro, admita-o para o seu grupo com muita naturalidade e tome as medidas necessárias para sanar o problema sem fazer disso uma grande coisa. Se sempre trabalhamos bem não haverá problema para aceitar ou compreender um erro. 
  11. Quando seu chefe reclamar do seu trabalho, o interrompa a todo instante com explicações e desculpas. Ouça cuidadosamente enquanto pensa a resposta e faça uma explicação no final pedindo desculpas do que esteve mal feito, ou mal compreendido e diga que está pronto para fazer de novo e melhor agora que tudo foi esclarecido. Isso não significa não se defender de injustiças. A omissão é um erro sempre grave. Mas não vamos confundir o orgulho que não pode ser criticado que logo rejeita o que lhe foi dito sem pensar sobre o que está sendo dito ou uma natural diferença entre o seu ponto de vista e o do chefe. Exponha seu ponto de vista, mas como quem quer cooperar, não se justificar como pessoa. Seu chefe pode até demiti-lo, mas não pode defini-lo.  Evidentemente algumas pessoas e ambientes são muito difíceis. Se for esse o caso não se deixe abalar a ponto de perder a auto-estima. Devemos saber e aceitar com naturalidade que nem tudo é perfeito. 
  12. Não adule. Não se faça de íntimo do poder. Não busque uma promoção pessoal que não passe por muito trabalho e retidão de intenção. 
  13. Procure entrar em harmonia com todos. A responsabilidade por um bom ambiente de trabalho é de todos. Não seja daqueles que tem um humor variante, que hoje está muito simpático e amanhã nervoso. 

Bons Modos

  1. Se um colega seu está se excedendo na bebida num encontro de trabalho, chame-o ao lado ( NUNCA O CRITIQUE NA FRENTE DOS OUTROS) e tente convencê-lo a passar para um café ou um suco. Ao menos tente. Não deixar que ele faça papel de bobo. Ignorar o que está para acontecer ou “dar corda” para que beba mais, conte piadas vulgares ou faça trejeitos ridículos é falta de coleguismo, de lealdade e não raro falta de caráter. 
  2. Se você quer um aumento fale com seu chefe em termos do que você poderia fazer a mais pela empresa se tivesse a chance de ocupar outro cargo. Não diga que seu salário é baixo ou que tem 5 filhos para criar. Procure desenvolver habilidades, sejam mais estudos ou idéias para falar sobre uma nova posição. Muitas vezes já estamos realizando tarefas de um cargo quando recebemos a promoção. É como muitos chefes sabem se podemos com o cargo. Por isso nem sempre é bom sair reclamando que faz o mesmo que fulano e que merecia tal e qual correção. Por reclamar de modo inapropriado pode estar passando um recibo de que não tem habilidade para o cargo. Claro que se ficar muito tempo realizando uma tarefa de cargo superior e a promoção não vem o melhor é procurar outro emprego. Ao comunicar que quer sair pode ser que o promovam. Mas não blefe. Isto é real. Muitas pessoas realizam tarefas acima do cargo com vistas a uma avaliação para tarefas melhores. Em outras empresas nunca vai acontecer a promoção. Então é melhor procurar outro emprego se nesse está estacionado. 
  3. Procure saber os procedimentos adotados pela empresa sobre uso do telefone, intervalos para café, normas de segurança, horários, nomes dos chefes e setores, ramais importantes. Perceba como são tratados os chefes pelos funcionários mais antigos. 
  4. Mesmo que alguém lhe seja apresentado por um apelido, evite repeti-lo. Procure saber o nome certo da pessoa ou se ela prefere ser chamada por aquele apelido. Não se apresente por apelidos nem faça comentários sobre seu nome que sejam engraçados ou deem margem para intimidades. 
  5. Peça sempre com “por favor” e agradeça sempre com um “obrigado”. 
  6. Se você tiver que corrigir alguém, não adie. Mas faça primeiro um elogio e em seguida explique o que deve ser feito. De preferência em particular, nunca com humilhações públicas. EXIJA UM TRATAMENTO ASSIM PARA VOCÊ. 
  7. Não reclame o tempo todo do seu chefe ou dos colegas de trabalho.  Mesmo que suas críticas tenham razão de ser, você não deve acreditar que as pessoas estejam tão interessados assim nas suas reclamações. Controle-se.
  8. Jamais cite comentários sobre o gosto pessoal de alguém ou sobre a aparência das pessoas. Preserve a identidade das pessoas com quem você convive no ambiente de trabalho. 
  9. Podemos colocar objetos pessoais na mesa de trabalho desde que não incomode os outros e sendo discretos como uma foto dos filhos. Veja se o ambiente e a decoração da empresa permite suas flores, ou enfeites. Cuidado para não revelar nada muito pessoal como gostos deprimidos, manias, fanatismos místicos que possam revelar você como pessoa instável para o trabalho a ser desempenhado. Mas nada de incenso e se espalhar demais seja fisicamente ou com suas manias e humores. 
  10. Por ocasião de uma promoção deve-se agradecer e voltar para continuar trabalhando normalmente. Não se alardeia o fato para os colegas deixando o comunicado da promoção para que o chefe faça oportunamente. 
  11. Devemos acolher bem um novo funcionário apresentando-o a todos da empresa e onde fica a água, o banheiro, a xerox, etc. Às vezes o chefe designa alguém para fazer a apresentações e recepcionar o novo funcionário. 

Bons Modos ao Telefone

  1. Ao telefone diga o nome da empresa seguida de uma frase “Posso ajudá-lo?“ Ou algo do gênero. O que importa é demonstrar uma disponibilidade para atender quem está do outro lado da linha.Sem intimidades e sem demonstrar tédio ou má vontade. Guarde a impressão de irritação e cansaço na gaveta. Se a pessoa que ligar tiver que esperar, volte repetidamente para informar o que está acontecendo. Lembre-se que você está ali para ajudar a aproximar duas pessoas. Essa é a sua função, faça-a bem. 
  2. Não seja íntima ao telefone. Nunca. Nomes com bem, amor etc, são inadmissíveis.  Seja pausada quando estiver informando. Não interrompa o interlocutor. Mantenha sempre o senhorio sobre você mesma para administrar a conversa. Você está ali para prestar um serviço faça- sempre da melhor maneira possível. 
  3. Felicitações e demissões não se fazem pelo telefone.
  4. Evite ligações pessoais da empresa. 
  5. Evite usar o telefone comercial para ligações pessoais demoradas. Caso receba essas ligações não se estenda demasiadamente. Veja como naturalidade o fato de um novato ser alvo de comentários, depois tudo se acomoda. 

Convidados e Novos Funcionários

  1. O novo funcionário não deve nunca chegar atrasado, não deve receber visitas particulares dentro do escritório. Não force amizade no primeiro dia. Mas também timidez demais pode parecer antipático. Com o tempo o coleguismo se formará. 
  2. Quando for entrevistado num almoço sobre um novo emprego deixe para o o contratante a primazia de falar a respeito do emprego; o entrevistado ouve tudo primeiro e só depois comenta sobre o que foi dito. O salário é a última coisa a ser discutida. 
  3. Se recebemos um cliente de outro estado ou país devemos recepcioná-los propriamente ou seja indo ao aeroporto recebê-lo e ajudá-lo no que for preciso para instalar-se e orientar-se numa cidade ou país estrangeiro. 
  4. Devem ser dadas as boas-vindas e o convidado deve ser levado imediatamente para o local onde ficará hospedado, a casa do executivo ou o hotel já reservado.
  1. O ambiente de trabalho não deve ser local de buscar popularidade, lembre-se que está lá para trabalhar, mas seja amável com todos. 
  2. A convivência é mais agradável quando existe cortesia e ajuda mútua e devemos sempre realizar estes pequenos serviços que ajudam os outros no trabalho como servir um café, colaborar com o trabalho dos outros, ceder a vez num elevador ou no estacionamento, etc. 

Boas Maneiras E as Conversas no Ambiente de Trabalho

  1. Utilize um vocabulário adequado, nada de gírias ou palavrões. 
  2. Evite se envolver com a vida privada dos demais.
  3. Não faça fofoca nem alimente críticas e murmurações. 
  4. Se não houver nada positivo para dizer é melhor não dizer nada. 
  5. Quando começarem a falar sobre a vida particular de um colega de trabalho diga que não tem interesse em saber de modo gentil. Se você escute sem concordar em cooperando com a maledicência. Sua reputação de que não é fofoqueiro irá falar a seu favor em muitas ocasiões. 

Habilidades Muito Importantes no Ambiente de Trabalho

  1. Saber trabalhar em equipe.
  2. Contar mais com o que os outros podem contribuir ou nos trazer sem ver nisso problema. Hoje já se sabe que é prova de inteligência saber absorver as diversas contribuições.
  3. Aprender a discordar construtivamente sem aborrecer-se e sem enfrentamentos ou humilhações desnecessárias.
  4. Saber conjugar exigência com cordialidade.
  5. Saber mandar sem humilhar.
  6. Saber obedecer sem se sentir humilhado. Sua obediência é a melhor cooperação para o grupo. Evite as críticas ao chefe, elas sempre depõe contra você. Pense antes em colaborar com a chefia fazendo bem a sua parte. 
  7. É preciso evitar a resistência e as enrolações bem como a excessiva influenciabilidade. 

Boas Maneiras e o Sexo Oposto no Ambiente de Trabalho

  1. Nos ambientes de trabalho deve se evitar os namoricos, os exibicionismos o flerte, os comentários insinuosos e as abordagens vulgares com as pessoas do sexo oposto principalmente se são casadas.
  2. Evite as roupas e os modos provocativos.
  3. Evite as "brincadeiras” de gosto duvidoso. No trabalho deve imperar a relação profissional e a atenção que damos ao outros não deve ser confundida com carícias ou familiaridades que são muitas vezes indício claro de uma predisposição menos ou mais consciente para a vulgaridade. 
  4. Não aceite e não faça “ conquista de escritório”. Se tiver um amigo ou mesmo o chefe, fale quem a está incomodando e peça para ele não fazer mais esse tipo de abordagem. As pessoas mais velhas e de maior cargo ou experiência devem ser as mais prudentes e agir pela parte mais fraca, desestimulando fantasias de relacionamentos ou de admiração que eventualmente lhe devotem.
  5. Deixe-se ajudar. Existem pessoas que tem mais prática ou experiência e você pode aprender muito se deixando ajudar seja ouvindo conselhos ou considerando as críticas, seguindo indicações o que não quer dizer abandonar seu próprio critério, mas considerar o que se oferece respondendo apropriadamente o que o tornará mais participativo e capacitado para o trabalho de equipe. 
  6.  Da mesma maneira, se um colega faz um comentário dizendo que essa roupa está muito sexy, ou a pessoa está muito “interessante”, também cabe avisá-lo que o comentário não está de acordo com sua categoria profissional. Na hora. 
  7. Não se permita adotar uma postura íntima das pessoas só porque você trabalha com elas. Torne-se cordial e aberto, mas jamais íntimo. Lembre-se de que você está trabalhando. 

Como Mostrar Excelência Pessoal

  1. Se você está atrasado e um cliente ou colega está esperando, vá em pessoa e diga que estará com a pessoa em alguns minutos, se ela quer uma água ou um café. Cumpra o que você prometeu. 
  2. Tenha seu escritório sempre em ordem assim como os seus compromissos e os cumpra diligentemente, sem adiamentos. Evite as interrupções que provocam adiamentos como cafezinhos, falsas dúvidas, falsos problemas. Deve-se trabalhar com intensidade, espírito de serviço e da melhor maneira que pudermos isto moldará o que realmente somos capazes de fazer. 
  3. Devemos ser pontuais tanto para chegar como para as tarefas no horário em que devem ser feitas. 
  4. Não fique no trabalho porque se está fugindo das obrigações de casa. 
  5. Devemos executar com a maior perfeição possível qualquer trabalho por menor que seja. Devemos ser fiéis no pormenor, nas tarefas habituais de cada dia. Para fechar uma porta, entregar uma correspondência, tirar uma xerox, embalar um presente em tudo podemos mostrar a categoria humana que temos por executar mesmo as tarefas mais simples, de modo exemplar. 
  6. Todo o nosso trabalho ficará ainda mais bem executado se o acompanharmos de um sorriso, de uma palavra amável, de bons modos e do desejo de servir bem aos outros por um serviço bem executado. 
  7. Se nos solicitam um serviço devemos procurar desempenhá-lo como se fosse para ser entregue a um rei. 
  8. Não devemos expressão tédio, crítica, má vontade ao atender um cliente. Devemos atender sem precipitação e sem superficialidade  o que seria prova de falta de caráter.  
  9. Quando temos uma reunião de negócios onde representamos nossa firma ou a empresa em que trabalhamos devemos nos vestir de um modo um pouco mais formal, seja acrescentado uma jaqueta ao vestido de trabalho, seja um colar de pérolas, ou um terno mais alinhado. 
  10. Quando cometer um erro, admita-o para o seu grupo com muita naturalidade e tome as medidas necessárias para sanar o problema sem fazer disso uma grande coisa. Se sempre trabalhamos bem não haverá problema para aceitar ou compreender um erro. 
  11. Quando seu chefe reclamar do seu trabalho, o interrompa a todo instante com explicações e desculpas. Ouça cuidadosamente enquanto pensa a resposta e faça uma explicação no final pedindo desculpas do que esteve mal feito, ou mal compreendido e diga que está pronto para fazer de novo e melhor agora que tudo foi esclarecido. Isso não significa não se defender de injustiças. A omissão é um erro sempre grave. Mas não vamos confundir o orgulho que não pode ser criticado que logo rejeita o que lhe foi dito sem pensar sobre o que está sendo dito ou uma natural diferença entre o seu ponto de vista e o do chefe. Exponha seu ponto de vista, mas como quem quer cooperar, não se justificar como pessoa. Seu chefe pode até demiti-lo, mas não pode defini-lo.  Evidentemente algumas pessoas e ambientes são muito difíceis. Se for esse o caso não se deixe abalar a ponto de perder a auto-estima. Devemos saber e aceitar com naturalidade que nem tudo é perfeito. 
  12. Não adule. Não se faça de íntimo do poder. Não busque uma promoção pessoal que não passe por muito trabalho e retidão de intenção. 
  13. Procure entrar em harmonia com todos. A responsabilidade por um bom ambiente de trabalho é de todos. Não seja daqueles que tem um humor variante, que hoje está muito simpático e amanhã nervoso. 

Bons Modos

  1. Se um colega seu está se excedendo na bebida num encontro de trabalho, chame-o ao lado ( NUNCA O CRITIQUE NA FRENTE DOS OUTROS) e tente convencê-lo a passar para um café ou um suco. Ao menos tente. Não deixar que ele faça papel de bobo. Ignorar o que está para acontecer ou “dar corda” para que beba mais, conte piadas vulgares ou faça trejeitos ridículos é falta de coleguismo, de lealdade e não raro falta de caráter. 
  2. Se você quer um aumento fale com seu chefe em termos do que você poderia fazer a mais pela empresa se tivesse a chance de ocupar outro cargo. Não diga que seu salário é baixo ou que tem 5 filhos para criar. Procure desenvolver habilidades, sejam mais estudos ou idéias para falar sobre uma nova posição. Muitas vezes já estamos realizando tarefas de um cargo quando recebemos a promoção. É como muitos chefes sabem se podemos com o cargo. Por isso nem sempre é bom sair reclamando que faz o mesmo que fulano e que merecia tal e qual correção. Por reclamar de modo inapropriado pode estar passando um recibo de que não tem habilidade para o cargo. Claro que se ficar muito tempo realizando uma tarefa de cargo superior e a promoção não vem o melhor é procurar outro emprego. Ao comunicar que quer sair pode ser que o promovam. Mas não blefe. Isto é real. Muitas pessoas realizam tarefas acima do cargo com vistas a uma avaliação para tarefas melhores. Em outras empresas nunca vai acontecer a promoção. Então é melhor procurar outro emprego se nesse está estacionado. 
  3. Procure saber os procedimentos adotados pela empresa sobre uso do telefone, intervalos para café, normas de segurança, horários, nomes dos chefes e setores, ramais importantes. Perceba como são tratados os chefes pelos funcionários mais antigos. 
  4. Mesmo que alguém lhe seja apresentado por um apelido, evite repeti-lo. Procure saber o nome certo da pessoa ou se ela prefere ser chamada por aquele apelido. Não se apresente por apelidos nem faça comentários sobre seu nome que sejam engraçados ou deem margem para intimidades. 
  5. Peça sempre com “por favor” e agradeça sempre com um “obrigado”. 
  6. Se você tiver que corrigir alguém, não adie. Mas faça primeiro um elogio e em seguida explique o que deve ser feito. De preferência em particular, nunca com humilhações públicas. EXIJA UM TRATAMENTO ASSIM PARA VOCÊ. 
  7. Não reclame o tempo todo do seu chefe ou dos colegas de trabalho.  Mesmo que suas críticas tenham razão de ser, você não deve acreditar que as pessoas estejam tão interessados assim nas suas reclamações. Controle-se.
  8. Jamais cite comentários sobre o gosto pessoal de alguém ou sobre a aparência das pessoas. Preserve a identidade das pessoas com quem você convive no ambiente de trabalho. 
  9. Podemos colocar objetos pessoais na mesa de trabalho desde que não incomode os outros e sendo discretos como uma foto dos filhos. Veja se o ambiente e a decoração da empresa permite suas flores, ou enfeites. Cuidado para não revelar nada muito pessoal como gostos deprimidos, manias, fanatismos místicos que possam revelar você como pessoa instável para o trabalho a ser desempenhado. Mas nada de incenso e se espalhar demais seja fisicamente ou com suas manias e humores. 
  10. Por ocasião de uma promoção deve-se agradecer e voltar para continuar trabalhando normalmente. Não se alardeia o fato para os colegas deixando o comunicado da promoção para que o chefe faça oportunamente. 
  11. Devemos acolher bem um novo funcionário apresentando-o a todos da empresa e onde fica a água, o banheiro, a xerox, etc. Às vezes o chefe designa alguém para fazer a apresentações e recepcionar o novo funcionário. 

Bons Modos ao Telefone

  1. Ao telefone diga o nome da empresa seguida de uma frase “Posso ajudá-lo?“ Ou algo do gênero. O que importa é demonstrar uma disponibilidade para atender quem está do outro lado da linha.Sem intimidades e sem demonstrar tédio ou má vontade. Guarde a impressão de irritação e cansaço na gaveta. Se a pessoa que ligar tiver que esperar, volte repetidamente para informar o que está acontecendo. Lembre-se que você está ali para ajudar a aproximar duas pessoas. Essa é a sua função, faça-a bem. 
  2. Não seja íntima ao telefone. Nunca. Nomes com bem, amor etc, são inadmissíveis.  Seja pausada quando estiver informando. Não interrompa o interlocutor. Mantenha sempre o senhorio sobre você mesma para administrar a conversa. Você está ali para prestar um serviço faça- sempre da melhor maneira possível. 
  3. Felicitações e demissões não se fazem pelo telefone.
  4. Evite ligações pessoais da empresa. 
  5. Evite usar o telefone comercial para ligações pessoais demoradas. Caso receba essas ligações não se estenda demasiadamente. Veja como naturalidade o fato de um novato ser alvo de comentários, depois tudo se acomoda. 

Convidados e Novos Funcionários

  1. O novo funcionário não deve nunca chegar atrasado, não deve receber visitas particulares dentro do escritório. Não force amizade no primeiro dia. Mas também timidez demais pode parecer antipático. Com o tempo o coleguismo se formará. 
  2. Quando for entrevistado num almoço sobre um novo emprego deixe para o o contratante a primazia de falar a respeito do emprego; o entrevistado ouve tudo primeiro e só depois comenta sobre o que foi dito. O salário é a última coisa a ser discutida. 
  3. Se recebemos um cliente de outro estado ou país devemos recepcioná-los propriamente ou seja indo ao aeroporto recebê-lo e ajudá-lo no que for preciso para instalar-se e orientar-se numa cidade ou país estrangeiro. 
  4. Devem ser dadas as boas-vindas e o convidado deve ser levado imediatamente para o local onde ficará hospedado, a casa do executivo ou o hotel já reservado.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "