06 setembro 2014

Dicas de Boas Maneiras na Internet

  1. Não viole os Termos de Utilização de um site. 
  2. Não registre mais de uma conta nem utilize a conta de outro usuário sem autorização. 
  3. Não escreva de forma abusivo, prejudicial, ameaçadora, hostil, difamatória, vulgar, de forma excessivamente violenta, nem textos sexualmente explícito, obscenos, ou de conteúdo ofensivo ou censurável. 
  4. Não faça declarações falsas ou enganosas nem passe por qualquer pessoa ou entidade. 
  5. Não se ofereça para vender ou comprar qualquer produto ou serviço por meio dos Serviços sem o consentimento prévio e expresso por escrito. 
  6. Não poste conteúdos que violem os direitos de terceiros: sejam de propriedade intelectual, ou direitos de publicidade ou privacidade. 
  7. Não poste conteúdo que seja pessoalmente identificável ou informações particular de terceiros, ou qualquer outro conteúdo confidencial ou que possa gerar susceptibilidades, ou que violem qualquer lei, estatuto, decreto ou regulamento. 
  8. Não solicite senhas ou informações pessoais de ninguém.Somente poste conteúdo que é relevante para o tema da postagem aplicável.Você é totalmente responsável pelo conteúdo que você postar.
  9. Sempre que for solicitar um serviço ou a correção de um engano, não chegue já "pagando geral". Toda reclamação deve ser feita com boas maneiras, o que não quer dizer submeter-se à inépcia ou má intenção dos outros. Quer dizer apenas reclamar pelos canais competentes e com eficácia. 
  10. Em uma Lan House ou outro ambiente semelhante, utiliza phones de ouvido para não incomodar as outras pessoas com suas músicas e vídeos.
  11. Não abuse do "replay to all" para não fazer spam a custa dos seus amigos. 
  12. Não envie a mesma mensagem por vários canais: se mandou pelo Facebook, não é preciso enviá-la de novo por e-mail. 
  13. Não use o seu e-mail profissional como e-mail particular. Deixe piadas, casos, etc. longe do seu e-mail profissional. 
  14. Cuidado com o que escreve: falar mal dos outros, do chefe, criticar agressivamente, etc. podem parecer uma desabafo justo, mas passados alguns meses você pode ver em outros blogs e sites uma má repercussão do que escreveu retornando para você. Não poste fotos, piadas e comentários grosseiros. Nunca. Nunca mesmo. Vale a pena repetir.
  15. Peça permissão para reproduzir o texto das outras pessoas no seu blog e sempre coloque o link do texto ou foto original. 
  16. Se quer começar a discutir um tópico no seu a partir de uma postagem de outros blog, coloque o link para o blog original e deixe claro que você está partindo dessa postagem. Não há nada demais em continuar um debate a partir do que os outros disseram e é muito educado dar-lhes o crédito.
  17. Opiniões podem variar, mas a informação deve ser sempre precisa, por isso publique só informações das quais tenha certeza e sempre indique a fonte.
  18. Seja sempre educado e cortes, não tenha atitudes grosseiras, ou arrogantes em discussões. A pessoa educada dá a sua opinião para colaborar com o debate e não para agredir os outros. Por isso ao participar de polêmicas e debates na Internet não deboche da opinião dos outros, não agrida ninguém, seja sempre muito educado.
  19. Numa Lan House seja educado e limpo. Você não está na sua casa para gritar, fazer bagunça, destruir a mobília, falar com os colegas em algazarra incomodando os outros. Não ouça música e sons altos sem o fone de ouvido. A Lan House deve manter a loja muito limpa. O teclado do computador de Lan Houses pode conter tantos germes quanto um banheiro público já que  muitas pessoas, em especial os homens, e se jovens e descontrolados, não lavam as mãos depois de ir ao banheiro, comidas, manuseio de dinheiro e outras sujeiras se depositam no teclado e vão passando de cliente em cliente. É o mesmo caso dos carrinhos de supermercado.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "