06 setembro 2014

Como se Vestir para ir à Missa?

Jamais devemos ir à uma Igreja de chinelos, roupas curtas, apertadas e shorts é o que se repete. Mas podemos ir além e buscar nos vestir de modo mais apropriado, mais social. 

O modelo das mulheres católicas é Nossa Senhora e por isso a vestimenta ideal para ir à Santa Missa deve ser sempre baseado na modéstia, na humildade, na discrição e na categoria humana de filhos de Deus. 

Pontos Práticos para Vestir-se bem para a Missa

  1. Devemos nos vestir para a Missa pelo menos como vamos para o trabalho e se possível mais formal um pouco.
  2. O jeans é tolerado, mas não é o ideal. Vista seu jeans de modo um pouco mais produzido e jamais com camiseta e chinelos o que torna a roupa excessivamente informal. 
  3. Jamais usar tops, barrigas aparentes, camisas de malhas agarradas, alcinhas decotadas, etc. Não vista decotes, nem saias curtas, nem shorts e tênis. Blusas sem mangas não são ideais.
  4. As mulheres devem considerar a possibilidade de usar saia ou vestido porque são mais formais que calças compridas, em especial se no caso de Missa Solene onde houver um bispo ou autoridade eclesiástica de nível superior. 
  5. Os homens deveriam evitar o jeans e de preferência usar camisas sociais e se possível gravatas. 

Não aceitável para os homens 

  1. Calças curtas 
  2. Calças de jogging 
  3. Jeans 
  4. Jerseys para prática de Esportes e roupas com logomarca de esportes como camisas de clube de futebol 
  5. T-shirt, 
  6. Roupa de Praia, 
  7. Roupas e Equipamentos de trabalho, 
  8. Roupas apertadas 
  9. Piercings exagerados
  10. Cores berrantes 
  11. Chinelos

Não aceitável para as mulheres: 

  1. Qualquer vestido ou saia que não cobre completamente o joelho quando sentado ou em pé. 
  2. Roupas transparentes e esvoaçantes 
  3. Shorts 
  4. Calções Reduzido 
  5. Camisetas ou vestidos de alcinhas 
  6. Topes de alcinhas 
  7. Tops com mangas que não atingem o cotovelo, 
  8. Mergulhados decotes 
  9. Roupa de Praia
  10. Roupas cheguei 
  11. Piercings extremos 
  12. Longas fendas e cortes 
  13. Roupas apertadas 
  14. Chinelos
  15. Roupas de jersey, plástico e outras para prática de ginástica como collants, calças aderentes, etc.

Qualquer que seja seu estilo pessoal de vestir certamente você encontrará uma forma de dar um tom mais formal, discreto e menos relaxado para ir à Missa, afinal quem não tem o seu "terno da Missa"?
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "