06 setembro 2014

29 Dicas de Boas Maneiras ao Telefone


  1. Se ao chegar ao escritório do colega de trabalho você o encontrar falando ao telefone, deixe um recadinho para que a pessoa ligue para você depois. Não deixe nunca um telefonema ou recado recebido desta forma sem resposta.
  2. Desligue o celular logo que chegar a cerimônias religiosas, teatros, aulas, palestras e onde possa incomodar. Mude o sinal para vibrar e não tocar. Mas lembre-se de que interferir numa conversa, ou uma reunião agradável pela interrupção de outra conversa é desagradável. Tenha bom senso. Esteja certo de desligar o celular ou colocá-lo no vibra call antes de adentrar uma cerimônia.
  3. Não telefonar em horas em que se sabe que a pessoa para a qual estamos ligando está ocupada almoçando ou vendo um programa favorito ou atendendo a um doente ou bebê.
  4. Atenda ao telefone o mais rápido que puder: é uma cortesia para quem chama e para com quem está na casa ouvindo o telefone tocar sem parar.
  5. Se outra pessoa atender ao telefone que não aquela com quem você queria falar, não ignore quem atendeu  sua ligação e cumprimente-a também antes de lhe pedir para chamar quem você queria.
  6. Se a ligação for para alguém que você sabe que está ocupada, não a chame. Se a pessoa estiver no banheiro, por exemplo, não informe isto. Anote o recado simplesmente.
  7. Anote o recado por escrito, peça a pessoa para se identificar caso ela tenha esquecido de faze-lo, não tenha medo de perguntar o que não entendeu para dar bem o recado.
  8. Só deixe recado se tiver confiança que a pessoa receberá seu recado.
  9. Quando receber uma ligação em que a pessoa errou o número não se aproveito do anonimato para ser grosseiro, irritado ou indiferente. Seja amável, mesmo na insistência do engano.
  10. Quando ligar tenha a amabilidade de estar ao telefone quando a pessoa atender evitando faze-la esperar até que você atenda.
  11. Numa ligação de trabalho é melhor ser preciso e a breve o que não quer dizer desatencioso ou ríspido.
  12. Quando se dá o nome não é necessário usar os títulos profissionais, acadêmicos ou nobiliárquicos. Isto só será necessário se por questões de trabalho a identificação completa for necessária.
  13. Quando se está na casa dos outros, ou numa reunião mesmo que se ligue do próprio celular pedimos licença e nos retiramos para fazer a ligação urgente.
  14. Não deixe ninguém esperando muito tempo você terminar de falar ao telefone. De uma satisfação ou a um ou a outro caso tenha que demorar. O melhor é escolher a quem vai atender: se for o caso peça para não transferirem mais ligações. A preferência é de quem está presente mas isto pode variar conforme a ligação que entrou seja de pai, mãe, urgente, etc. Mas uma pessoa educada atende as pessoas com ordem e se agora o horário é daquela pessoa que está na sua frente, diga que liga depois ou peça para ligarem depois. 
  15. Afaste-se educadamente de quem atendeu um telefone para deixar a pessoa mais à vontade para falar.
  16. Se o seu celular tocou afaste-se para atender de modo que sua conversa não se imponha às demais pessoas presentes. Se seu celular tocar num ônibus ou restaurante, seja muito breve.
  17. Não prolongue a conversa se o chamado for para lhe fazer um convite. A pessoa que convida deve ter muitos telefonemas ainda por fazer.
  18. Não prolongue um telefonema interurbano. Se for o caso pergunte em que telefone ele está e ligue para dividir a despesa da ligação.
  19. Quando estiver em casa de um amigo, só use o telefone em caso de real necessidade e bem rapidinho. Seja breve no telefone dos outros e peça primeiro licença para usá-lo, sempre. Não devemos dispor do que não é nosso.
  20. Cabe a quem ligou a iniciativa de desligar. Por mais interessante que o assunto lhe pareça não canse o interlocutor. O telefone foi feito para mensagens curtas e rápidas. Se for absolutamente necessário avise que precisa desligar de forma muito polida.
  21. Quando estiver recebendo um amigo em casa, se atender algum telefonema, diga que está recebendo um amigo muito especial e não está podendo se alongar que liga depois para conversarem com mais calma. Não deixe de ligar.
  22. Nunca deixe um telefonema sem resposta.
  23. Chamadas inter urbanas ofereça-se para pagá-las, não quando chegar a conta, mas após o telefonema, estime o valor e pague após o telefonema. A menos que a pessoa não queira receber é que você não paga, ao menor titubear insista. Se você for hóspede lembre-se que receber naturalmente gera mais despesas para o anfitrião e você não deve sobrecarregá-lo com ligações e quaisquer despesas extras além daquelas que todo hóspede impõe com sua presença.
  24. Se alguém receber uma chamada em sua casa, não fique ouvindo o ideal é que ele fique só na sala enquanto fala.
  25. Não demore na ligação em telefone público com fila.
  26. Não estrague os orelhões, nem nenhum patrimônio público, você paga por ele e terá que pagar de novo se ele for danificado.
  27. Se você está ao telefone quando alguém chega para lhe falar peça licença a quem está no telefone e peça a quem chegou para aguardar um momento ou se for possível atenda quem chegou. Se você for uma recepcionista isto é mesmo necessário.
  28. As solicitações a servidores públicos ou prestadores de serviço em geral devem ser tanto quanto possível objetivas. Embora o vendedor deva familiarizar-se com suas dúvidas ou interesses não devemos descarregar nossos problemas ou detalhando muito o que ocorreu conosco desconsiderando o tempo e a função do atendente com queixas pessoais e conversas pessoais.
  29. Hoje a vida é muito estressante para a maioria das pessoas e aliviaremos a carga um dos outros não abusando das circunstâncias impondo ao atendente mais informações e reclamações que o necessário.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "