14 agosto 2014

Segredinhos de Boas Maneiras: Sobre Falar

Todo mundo aprende alguma coisa sobre bom comportamento e boas maneiras. Em casa, nos programas de qualidade total na empresa, ao longo da vida, em viagens, no contato com outras culturas. 

Mas um dia encontramos alguém que nos surpreende porque suas maneiras mostram-se tão mais educadas que as nossas! Mas não conseguimos identificar bem o que é.  E, quem sabe, nosso encantamento é tal que até começamos a copiar a moda, os trejeitos ou os gostos dessas pessoas porque queremos o charme que elas tem. 

Qual é o segredo dessas pessoas? Porque elas nos impressionam tão favoravelmente?

Pare responder qual é o segredo dessas pessoas criamos a "label" Segredinhos da Nobreza onde cada postagem vai contar um segredinho infalível de educação e boas maneiras que comunicam verdadeira realeza e elegância: as verdadeiras boas maneiras. 

Clique na Label, ou no Marador Segredinhos da Nobreza para ler todos que já foram publicados. Não esqueça de comentá-los com seus filhos. 

Segredinho da Nobreza: Sobre Falar

Já vimos isto: É uma pessoa amável mas que parece não falar muito, mas não é aquele arrogante esnobe que desdenha pessoas. Qual é o segredinho desta pessoa que mesmo sem falar muito nos parece tão fina, de maneiras tão elevadas? 

É um certo amor ao silêncio, ou seja, ela prefere falar o que faz bem aos outros e a ela mesma, mas não fala frivolidades, não fala tudo que vem à mente, não opina sobre tudo, não se deixa levar pela conversa em andamento se não for uma boa conversa. 

Enfim a pessoa fina, de boas maneiras,  tem um certo controle sobre a língua e escolhe o que, quando e com quem deve falar os assuntos. Prefere sempre os assuntos mais nobres, faz aportes úteis ou edificantes. Isto realmente é prova de educação e de realeza.

Veja então o que anima o seu coração e vai perceber como é o seu falar.  É a todo instante, sobre tudo, sem medida, sem reconhecer lugar, tipo de interlocutor? É superficial, fútil, inapropriado, descontrolado ou vulgar? Ou é doce, amigo, manso, edificante, alegre, oportuno, fino, etc. 

Lembre-se a boca fala do que o coração está cheio.

Então um dos segredinhos da pessoa de boas maneiras é saber falar pelo bem dos outros e próprio e não futilmente.


Outros Segredinhos de Boas Maneiras
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "