14 agosto 2014

Segredinhos de Boas Maneiras: Sinceridade

A sinceridade é uma das virtudes da pessoa de boas maneiras. Mas sinceridade não é falar tudo o que se pensa de qualquer maneira. Isso seria mais provavelmente presunção.

Quando dizemos que a sinceridade é uma virtude da pessoa educada é porque ela vive na verdade: sobre suas circunstâncias, ela mesma e os outros.

Portanto a sinceridade leva a pessoa de boas maneiras a não viver nesse mundo de intrigas, presunções, suspeitas, julgamentos, competições pelas quais se pensa adivinhar o pensamento dos outros.

Só Deus conhece o coração das pessoas e portanto não podemos realmente saber o que os outros estão pensando. E mais frequentemente mais ferimos as pessoas presumindo que "ele quer nosso dinheiro", "ela tem inveja de mim", etc.

A pessoa sem boas maneiras o máximo que fazemos é imaginar uma verdadeira " novela mexicana" cheia de intrigas, quando deveríamos viver na verdade.

A pessoa de boas maneiras não "mal interpreta a verdade" para ferir os outros. Não inventa, não julga, nem faz gozações. Não desconfia gratuitamente para agredir os outros. Na verdade a pessoa educada pensa de forma simples, inocente e justa porque guiada por valores mais altos não precisa precaver-se de perigos que em geral só existe na mente das pessoas que não são retas.

Conservar-se na presença de Deus é a melhor maneira de manter-se reto na intenção e verdadeiro e justo no justo no trato com os outros.

A pessoa que vive na verdade também fala apropriadamente. Ou seja, a sinceridade leva a falar de modo apropriado em cada circunstância social. Se estamos numa Missa de Sétimo Dia não podemos falar com muita alegria.


São Josemaria, o santo da vida cotidiana nos lembra: " Teme-se a verdade. Por isso se lança mão de um expediente mesquinho: afirmar que ninguém vive e diz a verdade, e que todos recorrem à simulação e à mentira.


Felizmente, não é assim. Existem muitas pessoas - cristãs e não cristãs - decididas a sacrificar a sua honra e a sua fama pela verdade, e que não se agitam num saltitar contínuo à busca do sol que mais aquece. São aquelas que, por amarem a sinceridade, sabem retificar quando descobrem que se enganaram. Não retifica quem começa por mentir, quem reduz a verdade a uma palavra sonora para encobrir as suas claudicações. (Amigos de Deus > Virtudes humanas > Ponto 82)


Então outro segredinho da pessoa de boas maneiras é a sinceridade: não magoar nem ofender ninguém com falsidades, pensar reta e com caridade e justiça e falar apropriadamente. 


Outros Segredinhos de Boas Maneiras
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "