27 julho 2017

26 Dicas de Boas Maneiras sobre a Amizade


  1. As amizades devem ser cultivadas. Amigos são para todas as horas e não só para as tristezas. Por isso se tiver arranjado um namorado fascinante ou tenha acabado de se casar, não deixe de se encontrar os amigos de vez em quando. 
  2. Não deixe sem resposta a gentileza de um amigo nem demore em manifestar-se sobre o cartão, presente ou gentileza que o amigo lhe tenha oferecido. É fundamental saber agradecer e retribuir para se ganhar e conservar as amizades. 
  3. Procure atender aos seus amigos com um interesse sincero sobre eles. Invente momentos de confraternização, ofereça-se para pequenas ajudas, faça gentilezas. 
  4. Amigos podem até pedir dinheiro emprestado (embora só em último caso). Mas o que não pode acontecer é esquecer de pagar, colocando em risco a confiança e a amizade. 
  5. Entre amigos conversas e conselhos são sempre bem vindos, mas a familiaridade não nos desobriga de termos todo cuidado ao fazermos comentários críticos que aliás devem ser feitos depois de se ter pensado cuidadosamente no bem alheio e não como resultado de uma desejo de que aquela “mania” não nos incomode mais. É preciso muita retidão de intenção em toda correção fraterna. 
  6. Mas esqueça conselhos gratuitos sobre a decoração e interferência no serviço. A não ser que lhe peçam. 
  7. Lembre-se que não é porque é seu amigo que você pode chegar sem avisar ou ligar as duas da manhã, só para contar uma fofoca. Porém, se for algo urgente e você quiser colo, apareça e aproveite o carinho sem remorso. 
  8. Amigo de verdade está presente e não desaparece quando o outro está com problemas, sem emprego ou em dificuldades financeiras. É nesta hora que descobrimos os verdadeiros amigos. 
  9. Resista a tentação de copiar o corte de cabelo do amigo ou amiga, comprar um carro igual ou roupas iguais por esse tipo de “ inveja”, tão perniciosa para qualquer relacionamente por estar como que sempre se comparando o tempo todo com o outro. 
  10. Amigos de verdade não falam mal de seus amigos nem permitem que deles se fale irresponsavelmente.  
  11. Não deixe de cumprimentar seus amigos nos seus aniversários, no Natal, etc. 
  12. Com os amigos: Ninguém gosta de mentirosos, enganadores, que fofocam, nos põe apelidos ou nos criticam pelas costas, que não tem palavra (até nas pequenas coisas) ou que não são pontual.
  13. Verdadeiros amigos são sempre prestativos e gentis.
  14. Você sempre pode confiar num verdadeiro amigo.
  15. Um verdadeiro amigo não o é somente quando lhe é conveniente. Quem não pode atender um telefonema de um amigo sem frequentemente lhe transmitir a sensação de tédio, de incômodo não é realmente seu amigo. Se o seu amigo não lhe telefona, não se interessa por você, apenas escuta ou fala de si a amizade também não vai progredir. Quem não pode retribuir a um amigo está pendente demais de si mesmo. 
  16. Um verdadeiro amigo não o é somente em determinados locais: quem lhe cumprimenta só na frente do patrão, ou  na aula onde está aprendendo o que é ser "bonzinho" e preocupado em projetar-se naquela tribo se desfaz em amabilidades e beijinhos, mas que na esquina nem lhe cumprimenta é uma pessoa que não merece nem maiores observações.
  17. Um verdadeiro amigo não o é somente em determinadas circunstâncias: quando é útil para emprestar alguma coisa, para sair e se distrair, etc. Portanto, se para seu amigo é mais importante lhe esnobar, contar vantagem, diminuí-lo ou falar mal de alguém evite-o. 
  18. É portanto natural que falsas amizades acabem com o tempo. O que não evolui para melhor, deteriora-se. 
  19. Um bom amigo não lhe nega na necessidade.
  20. Um bom amigo está sempre perto quando é necessário. 
  21. Um verdadeiro amigo nunca faz bulling, nem debocha do amigo.
  22. Um verdadeiro amigo evita desapontar o amigo.
  23. Um grupo de verdadeiros amigos alcançam uma diversão profunda ao estarem juntos que não depende de bebidas, drogas, consumismo, glutonerias ou diversões espetaculares ou luxuriosas. 
  24. Se esqueci o dinheiro da merenda, um amigo me empresta e eu pago prontamente. Assim pequenas ajudas na necessidade, sem abusos. 
  25. Verdadeiros amigos permanecem juntos nos bons e maus momentos. 
  26. Um verdadeiro amigo é para a vida toda.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "