08 julho 2014

Educação: O que Você Não Pode Ter no Seu Currículo? 20 Dicas

No currículo da sua vida, não tenha nada que o desabone: 

  1. Nunca furte ou se aproprie de nada, nem canetas de escritório em época de início das aulas das crianças, 
  2. Não aceite propinas e não corrompa ninguém. 
  3. Pague sempre o que deve em dia,
  4. Não minta. 
  5. Não cole.
  6. Não finja que fez um trabalho que não fez.
  7. Nem coloque sob o seu nome o que não é de sua autoria.  
  8. Não fraude nem prejudique os outros. 
  9. Não tenha amantes casados e não aceite relacionamentos em que não é bem tratada.
  10. Não se exceda na bebida, 
  11. Não fale mal dos outros, nem verdades nem mentiras. 
  12. Não adivinhe o que o outro pensa, acha, sente. Simplesmente pergunte. Só Deus conhece o que vai no coração das pessoas e você, com suas suspeitas, pode cometer grandes injustiças. 
  13. Evitar qualquer forma de uso de drogas e todas as más companhias. 
  14. Não naturalize erro com desculpas. Um erro pode ser geral num lugar, mas isso não o torna certo. Está na moda andar de shorts muito curtos para as mulheres e bermudas muito feias para os homens. Mesmo que todos estejam usando ainda torna as pessoas mal vestidas, ou seja o que é geral não quer dizer que é o correto. Prefira conduzir-se pelo que é certo pelos seus valores bem formados. 
  15. A melhor atitude no que se refere a drogas ou outro erro é fazer o mesmo que faríamos se víssemos um leão solto rugindo de fome: sair correndo.
  16. O desenvolvimento pessoal passa por desenvolver o bom gosto, o bom modo de fazer as coisas, a começar as pequenas obrigações cotidianas. O modo como cuida de suas coisas, como fecha uma porta, como cumprimenta as pessoas contém muito do que se é. 
  17. Inclua no seu currículo melhoras constantes em sua  capacidade profissional.A sua excelência profissional é parte fundamental do seu desenvolvimento como pessoa. Empenhe-se com metas claras. Aprimore-se continuamente na sua profissão.
  18. No currículo da nossa vida o que se  se espera é que se amadureça o juízo evitando os desvios dos vícios e o crescimento no bem. 
  19. Uma pessoa educada é, necessariamente intensa ou ativa e portanto aberta ao que a vida oferece. Mesmo que os temperamentos, dons e talentos sejam diferentes é importante incorporar no currículo da nossa vida essa abertura para a troca cultural. Amplie seus conhecimentos de música, arte, esporte e cultura assim como seus conhecimentos religiosos e de formação humana. 
  20. Inclua no seu currículo o desenvolvimento de um hobby, participação da vida social, política numa ação beneficente. Uma vida voltada somente para si mesmo é medíocre. 
Baseado na obra de Baltazar Gracián
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "