24 maio 2014

De Mãe para Filha: Meus Truquinhos na Cozinha

Dicas Úteis na Cozinha

  1. O fermento perde sua função se for batido demais. Por isso não deve ser acrescentado com a farinha, mas sempre ao final de tudo e apenas misturado à massa e jamais batido.
  2. Quando fizer ovos mexidos coloque um pouco de leite e cozinhe-os devagar e vai ver que ficam muito melhores.
  3. Umas gotinhas de limão na água onde a couve-flor estiver a ferver a torna mais branquinha.
  4. Quando precisar só de uma clara, coloque a gema dentro de uma xícara com água fria e a gema vai se conservar fresca por alguns dias.
  5. Para desenformar mousses ou pudins que estão gelados ponha as taças sobre panos molhados em água fervente. 
  6. E se o bolo pegou, coloque em cima da forma  um pano molhado (e bem torcido) com água fria. O bolo vai se soltar sozinho.  
  7. Qualquer grão fica mais saboroso se cozido com uma pitada de açúcar. 


Termos de Cozinha Pouco Conhecidos

  1. Panar: Envolver qualquer alimento em ovo e pão ralado.
  2. Saltear: Passa na manteiga em chama forte carnes ou legumes. 
  3. Lardear: É colocar na carne, tiras de toucinho ou de presunto. Há uma agulha própria para isto. 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "