16 abril 2014

Boas Maneiras em Locais Públicos

  1. A rua não é lugar de comer. Não suje a rua jogando papéis, restos de comidas, etc no chão. Não destrua a sinalização, os avisos, as muretas e as plantas.Não piche. A rua não é um urinol portanto não urine nem escarre na rua. 
  2. Nos parques e locais públicos em geral, ceda o lugar nos bancos para os idosos, a vez na fila à uma família cheia de crianças, etc. Sempre se pode ser cortês em qualquer lugar. 
  3. Não destrua a grama, os jardins ou os bens do parque. 
  4. Não é porque você está brincando ou ouvindo música ( se distraindo) que está autorizado a incomodar os outros. 
  5. Também não ignore totalmente um estranho se ele estiver precisando de ajuda como passar com um carrinho de criança, ou carregando algum embrulho, ajude se puder. Saber receber a cortesia também é de muito bom tom. Agradeça sempre o auxílio recebido. Não o tome por obrigação ou o ignore. 
  6. Hoje em dia a desconfiança por medida de segurança é compreensível mas ver a necessidade dos outros e ignorá-la totalmente é falta de caráter. Nos casos de uma pessoa que esteja correndo perigo ou estiver sendo molestada ou precisa de alguma ajuda concreta é ver se é possível fazer alguma coisa ao invés de se esconder sob o manto da periculosidade dos dias de hoje e sair de mansinho sem ajudar eximindo-se por comodidade ou covardia ao que é devido. 
  7. Ao ver alguém conhecido cumprimente: não finja que não viu, ou abaixe os olhos, ou desvie. Pode ser que alguma circunstância exija a sua discrição mas não confunda isso com o ignorar pessoas por indiferentismo de uma vida pouco apta a "ver" a necessidade ou sequer a presença dos outros. Ignorar os outros é a suprema descortesia. 
  8. Utilize as escadas, passagens apertadas etc, sempre pelo seu lado direito. Se alguém com deficiência precisar, ceda o corrimão. 
  9. Não seja impaciente com os que andam devagar na sua frente. Seja numa escada ou na fila do banco, ou com algum atendente. As demostrações de impaciência gratuitas e frequentes podem ser prova de superficialidade de caráter. 
  10. Em filas ajude: não empurre, não fure e não reclame. Um sorriso nestas horas mais desagradáveis pode melhorar a vida de alguém num modo que você jamais imaginaria. 
  11. Se você é novo ao falar com pessoas mais velhas ou professores ou patrões convém chamá-los sempre de senhor, senhora. E nunca responda secamente com um sim ou não, mas sim senhor, sim senhora. 
  12. Para passar peça licença. 
  13. Quando for visitar alguém não seja o primeiro a entrar, deixe as pessoas mais velhas passarem à sua frente. Ao entrar em casa seja amável e tenha sempre um sorriso, não entre com a mão nos bolsos ou com cara de má vontade. Espere que os mais velhos se sentem e se oferecerem algo para beber ou comer pegue as coisas com moderação. 
  14. Sempre que puder ajude uma pessoa que tropeça, escorrega ou deixa cair alguma coisa. Não se faça de desentendido ou apenas disponha-se a saber para comentar. 
  15. Não jogue lixo na rua. 
  16. Para pedir uma informação diga ”Desculpe, por favor pode me informar...... 
  17. Não se assobia em lugares fechados, nem se canta na fila dos orgãos públicos, do comércio ou dos bancos. 
  18. Não devemos pentear os cabelos, lixar as unhas em público. Nem no ônibus, nem no restaurante. O cuidado pessoal dever ser feito em local e condições apropriadas de higiene. Se feitos em casa não o faça na presença de outros indiscriminadamente ou na sala onde outros estejam fazendo seus trabalhos. Prefira o banheiro ou onde possa ter reserva e condições de higiene apropriadas ou vá ao salão de beleza. 

Calçadas 

  1. O homem fica do lado de fora da calçada deixando a mulher protegida. 
  2. Devemos dar sempre a preferência para passar às mulheres, aos idosos, às mães com bebes. 
  3. Se um carro mal estacionado na calçada só permite a passagem de uma pessoa por exemplo não tente correr para passar, espere e dê a preferência à senhora que vem do outro lado. 
  4. Do mesmo modo a mulher deve saber que a preferência é sua e não titubear. 
  5. O homem não deve só porque chegou primeiro fazer a mulher esperar do outro lado para que ele passe. É ele que espera ela passar. 

Escadas 

  1. Em escadas, o homem sobe atrás e desce na frente.

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "