16 abril 2014

12 Dicas de Boas Maneiras em Locais Públicos

  1. No elevador sempre deixe sempre as pessoas saírem primeiro: no ônibus, na entrada de uma loja ou banco. O ideal é que o último que sai segure a porta para quem entra e há aí sempre um agradecimento.
  2. Mas quando entrar ou sair ceda a vez se for oportuno no caso de um portador de necessidade especial, de uma pessoa idosa, um sacerdote ou uma mulher.
  3. Em filas ajude: com um sorriso, não empurrando, não furando a fila e não reclamando gratuitamente. Um sorriso nestas horas mais desagradáveis pode melhorar a vida de alguém num modo que você jamais imaginaria.
  4. Se você é novo ao falar com pessoas mais velhas ou professores ou patrões convém chamá-los sempre de senhor, senhora. E nunca responda secamente com um sim ou não, mas sim senhor, sim senhora.
  5. Para passar peça licença.
  6. Quando for visitar alguém não seja o primeiro a entrar, deixe as pessoas mais velhas passarem à sua frente. Ao entrar em casa seja amável e tenha sempre um sorriso, não entre com a mão nos bolsos ou com cara de má vontade. Espere que os mais velhos se sentem e se oferecerem algo para beber ou comer sirva-se com moderação.
  7. Não vá logo sentando à mesa quando sair com seus amigos. Demonstre interesse por seus gostos e veja quem quer sentar aonde ou perto de quem. Não se senta para comer mas para compartilhar e isso começa no coração e desde o momento em que encontramos com os amigos.
  8. Sempre que puder ajude uma pessoa que tropeça, escorrega ou deixa cair alguma coisa. Não se faça de desentendido ou apenas disponha-se a saber para comentar.
  9. Não jogue lixo na rua.
  10. Para pedir uma informação diga ”Desculpe, ( ou bom dia) por favor pode me informar......
  11. Não se assobia em lugares fechados, nem se canta na fila dos órgãos públicos, do comércio ou dos bancos.
  12. Não devemos pentear os cabelos, lixar as unhas em público. Nem no ônibus, nem no restaurante. O cuidado pessoal dever ser feito em local e condições apropriadas de higiene. Se feitos em casa não o faça na presença de outros indiscriminadamente ou na sala onde outros estejam fazendo seus trabalhos. Prefira o banheiro ou onde possa ter reserva e condições de higiene apropriadas ou vá ao salão de beleza.

Relembrando Outros Pontos Importantes

Calçadas

O homem fica do lado de fora da calçada deixando a mulher protegida. Devemos dar sempre a preferência para passar às mulheres, aos idosos, às mães com bebes. Se um carro mal estacionado na calçada só permite a passagem de uma pessoa por exemplo não tente correr para passar, espere e dê a preferência à senhora que vem do outro lado. Do mesmo modo a mulher deve saber que a preferência é sua e não titubear. O homem não deve só porque chegou primeiro fazer a mulher esperar do outro lado para que ele passe. É ele que espera ela passar.

Escadas

Em escadas, o homem sobe atrás e desce na frente.

Elevadores

  1. Não se fazem apresentações em elevadores. Ao acompanharmos uma visita até o hall dos elevadores não devemos falar em voz alta nem segurarmos a porta do elevador até terminarmos de conversar.
  2. Se o elevador tiver ascensorista é mais gentil dirigir-se à ele informando o andar que deseja ir e ao sair agradecer. Não se ignora o ascensorista e pode-se sorrir e cumprimentar se já se conhecem de vista ou são vizinhas as pessoas que já se encontraram no elevador.
  3. As pessoas mais velhas e deficientes tem prioridade no acesso e na saída dos elevadores. Ceda a sua vez nestes casos.
  4. De modo geral as mulheres tem a preferência para entrar e sair do elevador mas se para abrir caminho num elevador cheio o homem estiver na frente ele deverá sair primeiro. As mulheres devem saber o seu papel e exercer a preferência.
  5. Se o elevador está cheio e você não alcança os botões pode pedir a quem está mais perto para apertar o botão no andar que deseja ao que irá agradecer em seguida à prestação do serviço. Se está vendo a necessidade de alguém ofereça-se para acionar o andar desejado.
  6. Se o elevador está muito cheio evite empurrar as pessoas para não perdê-lo colocando a viagem em risco por excesso de pessoas e incomodando-as com um ambiente muito apertado. Espere o próximo elevador.
  7. Ao sair de um elevador cheios saem primeiro as pessoas da frente para dar passagem. Se não estiver cheio saem primeiro os deficientes, os idosos e as mulheres. Mas se estiver presente uma autoridade como o presidente de sua empresa deixa-se que ele passe primeiro estando aqueles que saíram na frente segurando a porta e aguardando a passagem da autoridade. A pessoa de idade também recebe a deferência de sair primeiro com a espera para passar dos outros.
  8. Não se conversa no elevador e se desligam os celulares nos elevadores. Alguns aparelhos podem interferir no funcionamento de elevadores eletrônicos. Uma conversa deve ser interrompida ao entrar-se no elevador.
  9. Nos elevadores, as poucas palavras que se trocam devem ser faladas em tom muito baixo e só as extremamente necessárias.
  10. Devemos esperar que todos saiam do elevador para entrarmos.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "