02 dezembro 2013

Boas Maneiras, as Crianças e os Eventos Clássicos


Podemos levar as crianças para os eventos culturais clássicos mas ajude-as a comportar-se dando-lhes apropriada informação antes do espetáculo.

Certifique-se de que o assunto já foi apresentado aos seus filhos e que elas  estão ao menos familiarizadas com o sentido geral de eventos semelhantes.

Em casa devemos apresentá-los  e explicados de formas oportunas e numa linguagem apropriada ao seu entendimento. Por exemplo antes de levarmos um filho ao ballet podemos apresentar-lhe um DVD, contar um pouco da história ou da vida do autor instigando à sua curiosidade para aquela forma de expressão e para a mensagem.

Lembre-se que é preciso dar formação aos filhos sobre os grandes clássicos, ensinar-lhes a apreciar a arte, a entender sua linguagem e mensagem, a não ter preconceitos tolos com relação à música e cultura erudita. 

Através da sua iniciação os filhos poderão começar a  desenvolver seu próprio gosto, seus critérios. Mas essa educação, não obstante, não deve ser ensinada para "pretender" ser chique ou culto,  ou para parecer pertencer  à uma determinação fração da sociedade. Este tipo de atitude distorce o caráter.

Mesmo que a criança não se torne uma aficcioanada de ballet ou de qualquer arte que você a esteja ensinando, se ela desenvolver respeito pela expressão artistica e através dela desenvolver alguma sensibilidade, gosto, idéia, compreensão, às vezes abertura de horizontes, a sua iniciação  já vai ter cumprido o seu papel.

É preciso lembrar que a cultura é para o homem e não o homem para a cultura. Desenvolva os dons e talentos de seus filhos, isso ficará para sempre com eles e os ajudará a ampliar a sua capacidade de ação. Não os torne apenas consumistas de lançamentos ou caçadores de excitamentos. A "cultura" comercial não tem uma capacidade de formação tão boa quanto a cultura clássica. É a diferença entre ler boa literatura e romances comerciais. Não é à toa que a cultura clássica vive por séculos e a outra se esvai tão logo chegue ao terceiro filme da série. Que seus filhos aprofundem o que são pela boa cultura bem interiorizada, sem ser forçados a nada, mas também sem molezas comodistas dos pais.

Seria bom se a educação formal, nas escolas e centros culturais, aprimorassem seus empenhos neste sentido ao invés de submeter todo aprendizado aos controles ideológicos de plantão.

Sugestão Prática: É sempre bom repassar as principais idéias de boas maneiras com os filhos antes de ir ao espetáculo, ou ao museu, etc. Bons modos vão a todos os lugares, eventos clássicos ou comerciais. 


Element: Ballet ConditioningNew York City Ballet: The Complete Workout, Vol. 1 and 2Ballet Class for BeginnersBaby Ballet
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "