04 setembro 2013

Você tem Boas Maneiras no Trabalho?


O convívio diário no trabalho se beneficia muito de pequenos gestos de boas maneiras que expressam respeito e consideração uns para com os outros.

Por isso todos devemos observá-los, afinal, um bom ambiente de trabalho não pode ser alcançado por decreto, mas sim pelo resultado da cooperação de todos. Faça a sua parte. Passamos a maior parte do tempo no trabalho e por isso nós mesmos nos beneficiaremos de um ambiente mais cordial.

Seguem-se algumas sugestões de boas maneiras para o ambiente de trabalho que se dá em escritórios.

Boas Maneiras e Divisórias Baixas de Escritório

  1. Se você trabalha naquela divisória baixa em que não dá para ver o colega quando se está sentado, não se levante como quem dá uma espiadela por cima do muro para falar com ele. Levante-se e vá até a entrada da "baia" dele e toque na madeira como quem toca na porta e aí fale com ele. De outro modo você passa essa impressão terrível de pessoa folgada que pensa que os outros estão à sua disposição toda vez que fala. 
  2. Respeite os minutos de privacidade mesmo que a baia permita você ver que ele está fazendo um lanche ou simplesmente parado, se organizando ou telefonando. O fato das divisórias baixas favorecerem o trabalho comunitário isso não quer dizer que as pessoas estão sempre à sua disposição ou que seus ritmos e necessidades não tem mais que ser respeitados. Ligue o semancol, proponha, não ordene. 
  3. Não participe de conversas que não são com você. Elas podem estar facilitadas pelas divisórias baixas, mas saiba reconhecer quando sua opinião é uma intervenção inapropriada. Respeite o ritmo e o modo de ser dos outros e não venha com opiniões e soluções para tudo e todos. 
  4. O ideal que é você não coma nesses ambientes, prefira a cozinha ou o refeitório, mas se for absolutamente indispensável porque tem que ficar trabalhando até tarde, prefira comidas sem odor forte e sem muito molho que possam derramar. 
  5. Se houve algum problema ontem no trabalho, não faça dele o seu primeiro assunto de hoje. Cumprimente, converse e evite promover a reclamação em torno de um assunto. Deste modo, com boas maneiras as chances de melhorar o clima em torno do problema melhoram. 
  6. Cumprimente todo mundo que encontrar no caminho para a sua sala, nada de passar direto ou cumprimentar apenas seu chefe ou seus amigos. 
  7. Ser organizado é um ponto muito valorizado especialmente nos pequenos espaços. 
  8. Evite a expansão exagerada seja de humores ou do espaço físico que lhe cabe. 
  9. Não "embarque" na primeira informação sobre erros, problemas e muito menos em fofocas e maledicências. Se for da sua alçada resolver busque mais informações sobre o erro e não acrescente nenhum comentário sobre fofocas e corte claramente toda maledicência. 
  10. Não reaja negativamente quando o interrompem, deixe sua tarefa por um instante e seja atencioso com quem veio procurar sua ajuda.
  11. A ordem é um virtude que não se revela só nas coisas materiais, mas também na ordem realista dos valores, do respeito às nossas necessidades humanas de alimentação, descanso, sobriedade. Por isso procure evitar extremos de ficar sem almoçar ou almoçar regularmente só lanches, fazer ginástica ao invés de almoçar ou qualquer coisa que a longo prazo irá afetar a sua saúde. 
  12. Pontualidade não é apenas chegar na hora marcada, mas cumprir o que se agendou no dia e na hora a reunião foi agendada. Evite adiamentos por falta de ordem no agendamento. Para tarefas imediatas trabalhe com agendas de no máximo dez dias e uma vez agendado evite desmarcar. 
  13. Seja eficiente e tenha sempre o que é preciso para a reunião, trabalho, viagem. 
  14. Seja realista e não prometa mais do que pode fazer, Ficar aquém com falsas desculpas também é falta de profissionalismo. 
  15. Não leve seus problemas familiares para a empresa nem os da empresa para casa. Saber "encerrar o expediente" e dar atenção aos filhos é muito importante para eles e constrói caráter. Do mesmo modo é respeito aos colegas não levar para o trabalho a vida íntima do dia a dia familiar como problemas, dificuldades e muito menos onerar os outros para atender egoisticamente os interesses particulares. Muita classe e elegância para saber sempre a dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 

Boas Maneiras e as Máquinas de Escritório

  1. Se o papel da máquina xerox acabou ou está acabando na sua vez, coloque mais papel para a próxima pessoa.
  2. Faça o mesmo se a bobina de fax acabou no seu fax.
  3. As atividades simples do dia a dia não devem ser motivo de "elitismo". Ou seja, não se faça de importante fazendo exigências arrogantes sobre o café, a xerox, etc. Você não será mais importante se humilhar e desfazer de uma pessoa simples. Se você é chefe ou mais qualificado, esteja certo de também ser capaz de realizar essas atividades simples do escritório porque os verdadeiros grandes homens sabem que no simples não podemos ser medíocres. Por isso saiba tirar xerox ou  desenrolar o papel que se prendeu da sua máquia xerox, saiba onde é que se entrega correspondência, pegue seu café, etc.se isso se oferecer. 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "