10 julho 2013

Boas Maneiras, Luto e Visitas

  1. Visitas de condolências são pagas dentro de uma semana após o falecimento.
  2. Visitas deste tipo são feitas somente por parentes ou amigos muito íntimos. Conhecidos devem participar da Missa de Sétimo Dia, mandar cartões, ou coroa de flores.
  3. É de bom tom quando você vier a visitar a família recém enlutada usar roupa discreta como que em respeito ao luto deles. Não é preciso usar preto, mas toda uma atitude de consideração pela perda, na vestimenta, nos modos, no tipo de assunto abordado na conversa é prova de boas maneiras. Nada de desfazer da dor dos outros com falsas alegrias e outros desfazimentos promovidos por superficialidade de caráter. A dor é parte da vida e devemos ser solidários sem fingimentos ou superficialidades. 


"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "