19 abril 2013

Boas Maneiras: A Quem Ceder o Lugar


A quem Ceder o Lugar ?
Demonstrar, em todas as circunstâncias da vida em sociedade,  a devida consideração aos mais fracos, seja por doença, idade ou estado é demonstrar caráter, é ter recebido aquela formação humana que nos torna realmente dignos do nosso nome.
  1. O homem educado sempre cede o lugar a uma senhora, a todas as grávidas e mães de bebês de colo, a todos os idosos e aos portadores de necessidades especiais.Sempre. 
  2. Uma moça jovem cede o lugar a uma pessoa idosa.
  3. Sempre que nos cedem o lugar devemos agradecer e cumprimentar quem nos cedeu o lugar.
  4. Em lugares marcados como teatros e cinemas devemos guardar o nosso lugar. Mas em situações como clubes, sociedades fechadas, eventos de empresa podemos ceder o lugar por cortesia ou deferência. 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "