21 março 2013

5 Dicas de Boas Maneiras para a Mulher


  1. Uma senhora não deve perguntar pela saúde de um cavalheiro, mas é delicado lembrar as pessoas da família deste com frases: “ Como vai sua esposa?”
  2. A senhora levanta-se para receber convidados caso seja ela a anfitriã. Para cumprimentar o dono da casa seja ela visita. Para receber cumprimento de outra senhora mais idosa, para homenagear chefe de Estado, príncipe de sangue ou da Igreja.
  3. Entre senhoras a mais jovem é apresentada à mais velha. Devemos ter sempre deferência com a idade e dizer “ – Dona Glória, esta é a Isaurinha.” Entre homens este detalhe pode ser dispensado.
  4. Uma senhora não oferece a mão em primeiro lugar a um padre, nem a altas personalidades e muito menos ao presidente da República. O superior oferece a mão ao inferior. O mais velho ao mais moço, uma senhora a um cavalheiro. Um senhor idoso pode estender a mão em primeiro lugar a uma jovem e mesmo a uma senhora ainda jovem.
  5. As meninas devem evitar estender a mão em primeiro lugar aos homens e às senhoras.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "